27.8 C
Teresina
quinta-feira, janeiro 9, 2025
Dengue
InícioDestaquesLula comunica substituição de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secom

Lula comunica substituição de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secom

Decisão acontece após semanas de especulação sobre troca da chefia da pasta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o martelo sobre quem vai comandar a Secretaria de Comunicação Social (Secom). Após semanas de especulação, o lugar do ministro Paulo Pimenta será ocupado pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, que integrou a campanha presidencial do petista em 2022.

 

Lula e Pimenta se reuniram no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira, 7. O ministro confirmou a substituição, conforme informações de O Globo.

Segundo a publicação, a troca da chefia da Secom já era discutida há alguns meses e foi acordada entre Lula e Pimenta. O ministro sairá do comando da Secom nesta quarta-feira, 8, após o ato realizado pelo governo que marca os dois anos das manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro.

Com isso, Pimenta se afasta da função na próxima quinta-feira, 9, e entrará de férias em seguida. O futuro dele no governo só será discutido após seu retorno. Já Sidônio Palmeira deve assumir a pasta na próxima semana, com posse prevista para ocorrer no dia 14. Pimenta, que estará presente no ato, ainda tem conversado com seu substituto sobre as atribuições da Secom. O processo de transição foi iniciado pela equipe de Palmeira na segunda-feira, 6, e segue nesta terça, detalhou Pimenta ao jornal.

“Estamos fazendo uma transição com Sidônio, para que a partir da semana que vem ele possa assumir a tarefa de ser novo ministro da Secom. Estamos conversando entre equipes no sentido de que possa fazer da melhor maneira possível”, disse ele, reforçando o compromisso com o êxito na Secom.

O futuro de Pimenta no governo Lula ainda não foi definido. Isso porque o nome dele é ventilado para a liderança do governo na Câmara, cargo ocupado atualmente pelo deputado José Guimarães (PT-CE); e a chefia da Secretária-geral da Presidência, comandada hoje por Márcio Macêdo. O ministro não detalhou e nem confirmou os possíveis cargos.

“Minha relação com presidente é de lealdade, confiança e amizade, e eu solicitei ao presidente que pudesse manter uma programação que já tinha definido com minha família, de tirar alguns dias de férias e, só a partir do meu retorno, o presidente vai definir qual será minha nova tarefa”, afirmou. 

Quem é Sidônio Palmeira?

Publicitário e marqueteiro da campanha presidencial petista em 2022, Sidônio Palmeira começou a carreira em Salvador, na Bahia, e já chefiou outras campanhas vitoriosas da sigla ao governo do estado, entre elas de Jaques Wagner e Rui Costa entre 2006 e 2018. Ele ficou mais próximo de Lula durante a campanha de 2022, quando atuou como marqueteiro e mantinha contato diário com o atual presidente.

Antes da decisão de troca na chefia da Secom, Palmeira já vinha realizando trabalhos na pasta, como a produção da montagem da peça publicitária da mudança da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, em novembro do ano passado. Além disso, ele também contribuiu na campanha de fim de ano do governo com o slogan “Todo dia a gente faz um Brasil melhor”. Ele ainda acompanhou o pronunciamento do presidente no Palácio da Alvorada, que foi ao ar em 23 de dezembro.

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI