30.8 C
Teresina
quarta-feira, dezembro 25, 2024
Dengue
InícioDestaquesCeias de fim de ano devem ser aproveitadas sem culpa

Ceias de fim de ano devem ser aproveitadas sem culpa

O período de fim de ano é repleto de comemorações junto aos familiares e amigos. Anualmente, as pessoas se reúnem para degustar as melhores ceias e aproveitar bebidas saborosas. Apesar da grande festividade que essas datas representam, quando se trata de alimentação e bebida uma parcela da população encara esse momento como algo que exige muitos sacrifícios. Embora seja indispensável um equilíbrio, a verdade é que o essencial é aproveitar as festas sem culpa e, em vez disso, ter consciência dos hábitos alimentares desenvolvidos ao longo de todo o ano.

 

Para o Dr. João Pedro Paz, nutricionista da Clínica DMI, as refeições nesse período do ano são momentos de conexões à mesa, por isso ficar excessivamente preocupado com o que ingere não é muito solene. Ele reforça que uma rotina anual de alimentação equilibrada e consciente não será perdida quando se aproveita as ceias de Natal e Ano Novo. Isso porque o especialista recomenda que as festividades sejam vistas como algo “mais efêmero, contemplativo e de prazer”. O Dr. João reitera que “não são 7 dias de festas que vão trazer algum mal, mas sim tudo que você faz ao longo do ano todo”, explica.

Contudo, manter um equilíbrio na refeição e ingestão de bebidas é algo relevante.

“Por exemplo, se você faz uma refeição muito rica em calorias, muito açúcar, que não agregam tanto nutricionalmente, não custa ingerir frutas e se hidratar bem para minimizar malefícios. Além disso, é possível aplicar estratégias interessantes, como o consumo de vinagre de maçã 30 minutos antes das refeições para diminuir picos glicêmicos”, pontua.

O nutricionista ainda complementa que, quando se trata de restrição alimentar, pessoas que já têm doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, devem ter um olhar mais atento ao consumo exagerado de certos alimentos, como os ricos em carboidratos refinados.

Ingestão de bebidas em excesso

O consumo de bebidas alcoólicas e/ou refrigerantes também merecem atenção, uma vez que nesse período as refeições tendem a ser acompanhadas por elas.

“Quando pensamos no excesso de bebidas alcoólicas, temos que recordar que podem causar danos ao corpo, como desidratação, dores de cabeça, entre outros problemas”, ressalta o nutricionista João. Importante frisar que o ponto de atenção é devido ao fato de serem dias sucessivos de comemorações, portanto a orientação do especialista é equilíbrio e intercalar com a ingestão de água e, posteriormente, minerais, como magnésio e potássio.

Comportamento alimentar das crianças

Quanto à criança, é imprescindível destacar o aspecto de que ela come mais por prazer do que o adulto. Isso porque “ela tem predileção por alimentos doces e ultraprocessados”, explica o Dr. João. Ele observa, também, que “o adulto deve se preocupar com o que a criança consome para não a deixar exagerar. Durante as festas, a tendência é que ela tenha um contato a mais. É possível permitir isso, mas sempre com uma visão sobre a quantidade”, endossa.

Portanto, nessas festas, lembre que o equilíbrio e harmonia alimentar é o mais importante do que as privações excessivas. Os momentos de ceias são oportunidades de conexões pela alimentação. A disciplina alimentar deve acontecer durante o ano e não por restrições desequilibradas durante as celebrações.

Da Redação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI