A tendência interna do partido dos trabalhadores AVANTE PT, que tem como líderes Gil Kairós ( Secretário estadual de Formação Política), ex- deputado Cícero Magalhães ( Presidente do PTMunicipal), Antônio Machado (presidente do sindicato dos previdenciários), Clemilton Queiroz ( ex vice-prefeito de Amarante), Professora Luzia Moraes, ex-vereador Paixão, Dep.Oliveira Neto, dentre outros, reuniu representantes do seu grupo político na última quinta feira dia 19 de dezembro, na sede do PT estadual e resolveu criar um grande ”Movimento Militante em defesa do Partido. As principais defesas do movimento, dentre outras, são:
- A defesa do PT e de suas pautas no governo e na sociedade;
- A defesa dos diretórios municipais e suas decisões. O PT estadual tem que respeitar e defender as posições das suas bases militantes;
- REJEITAR a proposta absurda de “FUSÃO cruzada” PT/PP;
- Fortalecer os movimentos sociais, populares e sindicais. (O PT não pode só viver de eleições institucionais);
- A Reestruturação do Partido a partir de sua base militante, fortalecendo a formação política, a organização partidária e as forças vivas na sociedade;
- É fundamental que a Federação não seja renovada. Não são poucos os casos que comissões provisórias de partidos federados foram abertos apenas para prejudicar a tática petista.
- Propomos que o PT tenha seminário de avaliação do uso do FEFC e de debate sobre critérios de distribuição para o futuro.
- dentre outras;
Nos próximos dias a corrente interna lançará as diretrizes norteadoras do movimento pelo PT AVANTE, além das pautas já mencionadas, a Corrente já se manifestou incisivamente contra a proposta absurda de “fusão cruzada PT e PP”, sugerida por membros de outras forças políticas internas, e considera que é preciso pensar, prioritariamente, em ressignificar a luta do PT com a classe trabalhadora, tendo cuidado com a ampla coalizão política que tem prejudicado os Diretórios municipais e suas bases, desrespeitando muitas vezes as decisões internas dos dirigentes do interior, a exemplo do que aconteceu nas últimas eleições de 2024.
A plenária contou com ampla participação de filiados da capital e do interior, além de líderes sindicalistas, militantes populares, coordenadores setoriais e membros dos diretórios nacional, estadual, e municipal.
Na oportunidade colocaram o nome de Gil Kairós à disposição para disputar a Presidência do Diretório Estadual, por ter um relevante trabalho na formação política em todo o estado do Piauí e reafirmaram o nome do Presidente Magalhães para continuar trabalhando e fortalecendo o PT na cidade de Teresina.