Em atendimento aos protocolos de saúde definidos pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) creditou na última semana o repasse financeiro para todas as escolas da rede estadual de ensino destinado à execução de desinfecção do ambiente escolar. Os repasses foram assegurados pela Seduc para que as unidades executem ações que visam garantir a higienização das escolas da rede estadual, estabelecendo condições sanitárias adequadas durante o combate a pandemia de Covid-19, e em atendimento às diretrizes da Nota Técnica da vigilância sanitária nº 011/2020.
O técnico da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), Elzano Pimentel, informou que as escolas recebem orientações quanto à execução do repasse financeiro destinado à desinfecção dos ambientes.
“Este recurso é uma ação própria da Secretaria destinada exclusivamente para a compra de materiais por todas as escolas da rede e o próximo repasse já estará vinculado ao Pactue. Os recursos são destinados às escolas segundo critério por dependências do espaço físico e estas recebem orientações para a execução com especificações de produtos a serem adquiridos conforme nota técnica da vigilância sanitária”, disse.
Os valores do repasse financeiro seguiram o critério referente ao número de dependências das escolas, variando entre quatro e 20 espaços físicos, recebendo R$ 221, e até acima de 46 dependências, com valores de R$ 355, contemplando ao final as 657 unidades da rede.
As orientações para desinfecção dos ambientes e superfícies preveem a aquisição de materiais como: Detergente neutro, desinfetante, água sanitária, álcool etílico, álcool em gel, sabão em barra, limpa vidros, sabonete líquido, pano multiuso e sacos plásticos.
A desinfecção é um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários que visam garantir que superfícies, equipamentos e ambientes tenham características adequadas de limpeza evitando a recontaminação de ambientes e superfícies.
Fonte: CCOM