31.8 C
Teresina
quarta-feira, janeiro 22, 2025
Dengue
InícioDestaquesRafael Fonteles participa de seminário de inteligência artificial para professores da Seduc

Rafael Fonteles participa de seminário de inteligência artificial para professores da Seduc

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (18), da abertura do Seminário “Inteligência Artificial nas Escolas Públicas da Seduc Piauí: Projeto Pioneiro nas Américas”, que ocorre das 8h às 17h no Auditório Sucesso, no Centro de Teresina. O evento marca o encerramento das ações do projeto de capacitação em inteligência artificial (IA) para professores da rede estadual de ensino em 2024, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

Em 2024, cerca de 700 professores foram capacitados para ensinar a disciplina de inteligência artificial (IA), que se tornou obrigatória nas escolas públicas do Piauí. A disciplina é oferecida em 508 unidades de ensino, beneficiando aproximadamente 120 mil estudantes. A capacitação visa integrar a IA ao currículo escolar, preparando alunos e professores para o futuro digital.

Além disso, a Seduc oferece cursos técnicos em áreas como desenvolvimento de sistemas com ênfase em IA, programação de jogos digitais e marketing digital, com mais de 25 mil alunos matriculados. Desde 2023, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a rede estadual também oferece a disciplina de empreendedorismo, com foco em startups e no mercado digital.

Fonteles destacou que a inclusão do ensino de IA nas escolas faz parte de um movimento “irreversível” da tecnologia na educação. “Este ano, lançamos uma iniciativa ousada ao integrar a inteligência artificial no currículo dos estudantes do ensino médio da rede estadual, uma revolução que já está transformando a vida das pessoas. A melhor forma de preparar nossos jovens para o futuro é por meio da educação, que os capacita para um mundo em que a IA terá um impacto profundo em todas as áreas de atuação humana”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que o Piauí está à frente, em nível global, ao implementar o ensino de IA nas escolas. “Este seminário é um marco importante, pois celebra a conclusão do primeiro ano do projeto, que institui a IA como disciplina obrigatória nas escolas da Seduc. Recentemente, a Unesco reconheceu este projeto como pioneiro nas Américas, colocando o Brasil como o 3º país no mundo a adotar esta disciplina obrigatória na educação básica”, avaliou.

Washington Bandeira, secretário de Educação

Formação em IA para Professores da Seduc

Para Rosa Vacari, professora responsável pela criação do curso de formação para os docentes da Secretaria de Educação, a IA está cada vez mais presente no cotidiano e a rede de educação precisa se adaptar a esse novo contexto. “Nosso objetivo é tornar os professores autossuficientes, capacitando-os para criar e adaptar conteúdos conforme as realidades de suas escolas e alunos”, explicou.

Amanda Sousa, professora de Biologia da rede estadual no município de Guaribas, compartilhou sua transformação no entendimento sobre a IA. “Inicialmente, eu era mais crítica, mas agora vejo a IA como uma ferramenta poderosa para a formação dos alunos e para ajudá-los a alcançar, por exemplo, um projeto de vida bem-sucedido. Tenho notado que os alunos estão mais motivados a seguir carreiras ligadas à tecnologia e isso é muito estimulante”, comentou.

O Piauí é o primeiro estado das Américas a implementar o ensino de IA na educação básica, uma iniciativa reconhecida pela Unesco, organismo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Professores da Seduc participaram de seminário – Foto: Divulgação

Fonte: CCom

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI