26.8 C
Teresina
domingo, abril 20, 2025
Dengue
InícioDestaquesLula lamenta envolvimento de militar de alta graduação militar em trama de...

Lula lamenta envolvimento de militar de alta graduação militar em trama de golpe

O presidente Lula (PT) afirmou neste domingo (15) que o general da reserva Walter Souza Braga Netto tem “todo o direito a presunção de inocência”. Ele foi preso ontem por obstrução de Justiça no inquérito que investiga um plano de golpe de Estado.

 

Lula falou que tem “paciência” e que respeita a democracia. Presidente deu declaração no Hospital Sírio-Libanês, logo após os médicos anunciarem sua alta hospitalar.

Presidente disse que, se forem comprovadas as acusações de golpe, Braga Netto tem que ser punido severamente. “Sou paciente e democrata. Ele tem todo direito a presunção de inocência. O que eu não tive, eu quero que eles tenham. Todo o direito e todo o respeito para que a lei seja cumprida”.

“Não é possível a gente aceitar o desrespeito à democracia, à Constituição e admitir, que num país generoso como o Brasil, tenha gente de alta graduação militar tramando a morte de um presidente da República, de seu vice e do juiz que era presidente da Suprema Corte Eleitoral”, destaca Lula.

Investigação aponta Braga Netto como chefe do grupo que planejou a intervenção militar. A PF descobriu que golpistas se reuniram na casa de Braga Netto, em 12 de novembro de 2022, e fecharam o documento Copa 2022, um plano que incluía o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes e a possibilidade de matar o magistrado, o presidente Lula e seu vice Geraldo Alckmin (PSB).

Braga Netto foi ministro de Jair Bolsonaro, que seria o beneficiário final do golpe. O militar também concorreu a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022 e era apontado com um dos aliados mais fiéis.

Da Redação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI