31.8 C
Teresina
quarta-feira, janeiro 22, 2025
Dengue
InícioDestaquesOrçamento Participativo é destaque em revista do Conselho Nacional de Secretários do...

Orçamento Participativo é destaque em revista do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento

A publicação destacou iniciativas para a gestão pública no Brasil.

O 91º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), em Brasília, foi o palco para o lançamento da revista “Planejamento e Futuro”, durante a cerimônia de abertura do evento, nessa quinta-feira (5). A revista, que traz contribuições das secretarias de Planejamento de todos os estados e do Distrito Federal, destacou iniciativas para a gestão pública no Brasil e foi distribuída aos participantes do evento. 

 

Um dos principais destaques da primeira edição da publicação foi o Orçamento Participativo Digital (OPA), um programa inovador do Governo do Piauí. O OPA permite que os cidadãos participem ativamente na definição das prioridades orçamentárias para suas comunidades, tornando-se um marco na gestão pública estadual. Considerado uma prática exemplar de democracia direta e engajamento cívico, o Orçamento Participativo foi reconhecido por sua contribuição para a transparência e a inclusão.

Em entrevista à revista, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, ressaltou a importância do programa. “O OPA possibilitou que um orçamento significativo fosse submetido à votação popular, com propostas selecionadas por associações e movimentos organizados. É uma importante experiência em democracia digital, onde a população decide como investir o dinheiro público”, afirmou o gestor.

O secretário do Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, também destacou o impacto positivo da ferramenta digital. “O OPA representa um avanço significativo na forma como a população influencia as decisões que afetam suas vidas. Ele reflete o compromisso do governo Rafael Fonteles em promover a inclusão e a transparência no planejamento, permitindo que todos os cidadãos participem na definição das prioridades de suas comunidades”, disse o gestor.

A revista “Planejamento e Futuro” foi criada com o intuito de fomentar a interação entre os envolvidos no processo de planejamento público no país, servindo como uma plataforma para a troca de ideias, apresentação de propostas e divulgação dos resultados das gestões de planejamento em cada estado.

Acesso à revista completa clique aqui.

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI