O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, recebeu nesta sexta-feira (01/11) um memorial com sugestões da Academia Piauiense de Letras APL) para a área da cultura. O documento foi entregue pela presidente da APL, Fides Angélica Omatti.
Uma das sugestões apresentadas é a implantação do Projeto Literatura Piauiense na Escola na rede municipal de ensino.
A APL solicitou também ao prefeito a retomada do Plano Editorial de Teresina, executado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.
Outra sugestão foi a da retomada da publicação da revista Cadernos de Teresina e digitalização do acervo com as edições já publicadas, bem somo sua disponibilização para o público através da internet.
A Academia pediu também a reativação dos concursos literários promovidos pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.
A reimplantação da Casa da Cultura de Teresina no local a abrigava – Casa do Barão de Gurgueia, na Praça Saraiva, com restauração, revitalização e dinamização do espaço, também foi sugerida ao prefeito.
Por fim, a APL solicitou o restabelecimento da parceria cultural da Prefeitura de Teresina com a Academia Piauiense de Letras, em apoio ao fortalecimento da literatura piauiense e de outras manifestações artísticas e culturais.
O prefeito agradeceu a visita e garantiu de pronto o atendimento de todas as sugestões apresentadas pela Academia Piauiense de Letras.
A presidente Fides Angélica Omatti foi à audiência com o prefeito acompanhada dos acadêmicos Fonseca Neto (vice-presidente); Magno Pires (secretário geral); Zózimo Tavares (secretário); Carlos Evandro e Elmar Carvalho (membros da Comissão de Literatura) e Felipe Mendes (coordenador de Projetos Especiais).