A Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi contemplada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI) com um acervo de equipamentos tecnológicos, móveis e veículos seminovos. A cerimônia de formalização da doação ocorreu na sede do TRT e contou com a presença de autoridades das duas instituições, incluindo o presidente do tribunal, Marco Aurélio Lustosa Caminha; o diretor-geral do TRT, Adilson José de Oliveira Freire; além de representantes da UFPI. A parceria permitirá que a Universidade otimize o uso de seu orçamento, direcionando, desta forma, recursos para outras áreas estratégicas em meio às restrições financeiras atuais.
Entre os itens doados estão 8 carros de passeio, considerados semi novos, sendo alguns com menos de 30 mil quilômetros rodados; mais de 100 computadores, prontos para uso em diversos setores da instituição; impressoras e outros equipamentos tecnológicos e móveis diversos, como cadeiras, mesas e armários.
A doação representa uma solução estratégica, principalmente em um momento em que as universidades enfrentam cortes orçamentários. A chegada desses itens permitirá o direcionamento de recursos que antes seriam utilizados para compra de bens e equipamentos para prioridades institucionais, como projetos de ensino, pesquisa e extensão.
A diretora administrativa da Pró-Reitoria de Administração (PRAD), Líbia Mafra, destacou a relevância da parceria. “Essa solenidade realizada na sede do TRT foi essencial para formalizar uma doação que trará grandes benefícios para nossa universidade. Os bens recebidos contribuirão não apenas para melhorar a estrutura administrativa da UFPI, mas também para oferecer serviços de maior qualidade à comunidade acadêmica e à sociedade piauiense”, explicou.