Uma aeronave de pequeno porte caiu na noite desta quarta-feira (23) em Paraibuna (SP), cidade que já foi palco de outra tragédia aérea no início deste ano.
O avião, que seguia de Florianópolis (SC) para Belo Horizonte (MG), caiu após se chocar com um morro durante uma tempestade. De acordo com as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, cinco pessoas estavam a bordo, e as buscas pelas vítimas continuam.
A empresa Abaeté Linhas Aéreas, proprietária da aeronave, confirmou que cinco colaboradores estavam no voo, incluindo o comandante, um piloto, uma médica, um enfermeiro e um mecânico. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e as autoridades continuam no local em uma área de difícil acesso.
Helicóptero desaparecido em Paraibuna
Este é o segundo acidente aéreo registrado na cidade de Paraibuna em menos de um ano. No início de 2024, um helicóptero desaparecido desde o final de 2023 foi encontrado em uma área de mata próxima à rodovia dos Tamoios, no mesmo município.
O helicóptero, que havia decolado de São Paulo em direção a Ilhabela no dia 31 de dezembro de 2023, desapareceu após o último contato com a torre de controle. Ele foi encontrado dias depois por um grupo de voluntários e pelas equipes de resgate, após uma intensa operação de busca que contou com mais de 130 horas de voo de aeronaves da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar.
No acidente do helicóptero, as vítimas foram identificadas como Luciana Rodzewics, sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, o amigo da família Rafael Torres e o piloto Cassiano Tetê Teodoro. As investigações sobre as circunstâncias do pouso forçado e o desaparecimento da aeronave ainda estão em andamento.
Queda de avião em Paraibuna
A fabricante Embraer informou que irá auxiliar nas investigações da queda de uma aeronave de pequeno porte, que ocorreu na noite desta quarta-feira (23), em Paraibuna (SP). O avião envolvido no acidente é um modelo EMB 121 Xingu, fabricado pela empresa brasileira em 1982. Segundo as autoridades, cinco pessoas estavam a bordo no momento da queda, mas até agora não foram encontradas.
O modelo EMB 121 Xingu, parte do Projeto 12X da Embraer, é um turboélice com capacidade para até oito passageiros. A queda da aeronave aconteceu no bairro Caete, por volta das 18h40, em meio a uma tempestade, conforme informações da Defesa Civil e da Prefeitura de Paraibuna.