O senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou nesta sexta-feira (11) um projeto de lei para punir os responsáveis por pesquisa eleitorais realizadas nos sete dias antes das eleições que apresentem previsões muito diferentes dos resultados das urnas.
A advertência proposta pelo parlamentar prevê impedir as empresas e o estatístico responsável pelo levantamento de registrar e divulgar pesquisas de intenção de voto por cinco anos. Nesse caso, as diferenças consideradas passíveis de punição seriam aquelas fora da margem de erro previamente estabelecida.
“Eleitores indecisos, ou mesmo aqueles que já possuem uma preferência definida, podem optar pela estratégia do voto útil com base nos resultados dessas pesquisas. Assim, tal distorção tem o potencial de influenciar diretamente o processo eleitoral, ferindo o princípio da soberania popular.”
Eleições em Teresina
A maioria de institutos de pesquisa no Piauí apontaram a vitória de Fábio Novo (PT) sobre Silvio Mendes (União Brasil) em Teresina. No entanto, as urnas deram vitória a Silvio Mendes ainda no primeiro turno.
Orlando Dias