O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza neste sábado (5), a partir das 7h, o sorteio público das 20 urnas eletrônicas de seção, carregadas e prontas com os dados oficiais de candidatas, candidatos, eleitoras e eleitores de todo o Piauí, que passarão por auditoria.
De acordo com o TRE-PI, das 20 urnas auditadas, 18 (dezoito) delas serão sorteadas ou escolhidas dentre todas as urnas eletrônicas de votação das 74 Zonas Eleitorais do Piauí, e outras 2 (duas) urnas serão sorteadas ou escolhidas dentre as quatro seções eleitorais que funcionarão no Colégio CEV da Av. Frei Serafim, na Capital.
“As 18 urnas passarão pelo Teste de Integridade sem biometria que ocorrerá no domingo (6/10), das 7h às 17h, no IATE Clube de Teresina, situado na Avenida Alameda Parnaíba, 444, Matinha, Teresina – PI”, destaca o TRE-PI.
O TRE-PI informou que outras 2 (duas) urnas serão submetidas ao mesmo Teste de Integridade só que com a utilização da biometria das eleitoras e dos eleitores das seções sorteadas ou escolhidas, que aceitarem participar deste processo de auditoria. Como se trata de uma novidade deste ano de 2024 no processo de auditoria de votação eletrônica, as seções do Colégio CEV que fica ao lado do prédio sede do TRE-PI foram escolhidas pela proximidade e facilidade de suporte técnico aos auditores, caso necessário, por equipe da Justiça Eleitoral.
Trata-se de uma experiência inédita para a Justiça Eleitoral no Piauí neste procedimento de auditoria das urnas eletrônicas que é realizado desde o ano de 2002, portanto há 22 anos.
A comissão de auditoria da votação eletrônica 2024 do TRE-PI é composta pela juíza Elvira Maria Osório Pitombeira Menezes de Carvalho – Presidente; pela promotora da 2ª Zona Eleitoral do Piauí, Cléia Cristina Pereira Januário – representante do Ministério Público e conta com mais onze servidoras e servidores do TRE-PI.
Como funciona o Teste de Integridade
Após o sorteio, as urnas que serão auditadas são retiradas das seções eleitorais onde já estavam instaladas para a votação e transportadas para Teresina. O TRE-PI chega inclusive a fretar avião caso a seção sorteada esteja situada nos extremos geográficos do Estado.
Urnas eletrônicas de contingência são então preparadas, instaladas nas seções sorteadas ou escolhidas e funcionarão normalmente no domingo durante a eleição, em substituição àquelas urnas retiradas dos locais de votação.
Ao chegar a Capital as urnas ficarão sob a guarda da Polícia Militar no IATE Clube, local da auditoria. Ainda no sábado, a Comissão de Auditoria prepara, em cédulas de papel, votos para candidatas e candidatos dos municípios cujas Zonas tiveram seções sorteadas ou escolhidas, além de votos brancos e nulos que são lacrados em urnas de lona para uso no domingo.
No dia do pleito, durante o teste de integridade esses votos em papel são filmados e digitados, um a um, nas urnas eletrônicas, das 8h até às 17h.
Batimento entre votos em papel e eletrônicos
Concluído o teste, às 17h, o resultado é apurado na urna eletrônica com emissão do Boletim de Urna (BU) e confrontado com o obtido através da apuração manual, para apurar que os votos em papel, digitados na urna, foram os mesmos registrados eletronicamente conforme mostra o BU.
Durante a fiscalização ainda é verificado se há coincidência entre as cédulas; os boletins de urna; os relatórios emitidos pelo sistema de apoio à auditoria e o Registro Digital do Voto (RDV), a tabela digital em que são assinalados os votos eletrônicos. Até hoje, em mais de duas décadas de auditoria, não foi constatada nenhuma divergência em ambos os processos.
Testes são transmitidos pelo YouTube
Todo o processo é filmado, conta com a participação de entidades fiscalizadoras e pode ser acompanhado por qualquer pessoa interessada no local de realização do teste, e o TRE-PI transmite os Testes de Integridades ao vivo pelo seu canal no YouTube.
Fonte: Ascom