36.8 C
Teresina
domingo, novembro 24, 2024
Dengue
InícioDestaquesIsrael rejeita trégua com Hezbollah e faz novos bombardeios no Líbano

Israel rejeita trégua com Hezbollah e faz novos bombardeios no Líbano

O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, rejeitou nesta quinta-feira (26) a proposta de cessar-fogo com o Hezbollah que os Estados Unidos e a França, ao lado de aliados como a Arábia Saudita e a União Europeia, haviam feito na véspera.

 

“Não haverá cessar-fogo no norte. Continuaremos lutando contra a organização terrorista Hezbollah com toda a nossa força até a vitória e o retorno seguro dos residentes do norte às suas casas”, disse o chanceler em um comunicado na rede social X.

O texto pedia o início imediato de negociações entre as duas partes e uma pausa de 21 dias nos combates que mataram centenas no Líbano —as ofensivas na fronteira entre os dois países aumentaram nos últimos dias e chegaram ao norte do Líbano e a Tel Aviv.

A declaração de Katz, porém, frustra as esperanças de uma trégua. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, que está a caminho de Nova York para discursar na Assembleia-Geral da ONU, disse que ainda não havia dado sua resposta à proposta, mas instruiu o Exército a continuar lutando.

Na última semana, Israel lançou os maiores ataques aéreos contra o Líbano desde a guerra de 2006, matando mais de 600 pessoas. O Hezbollah, por sua vez, disparou centenas de mísseis contra alvos no país vizinho, incluindo Tel Aviv, mas o sistema de defesa aérea israelense garantiu que os danos fossem limitados.

A intensidade dos ataques mostram que a guerra iniciada pelo ataque terrorista do Hamas há quase um ano está em uma nova fase. Embora pesquisas mostrem que há apoio popular a uma solução para a crise no norte, Israel já prepara uma ofensiva terrestre caso o Hezbollah não recue para a faixa delimitada pela ONU em um acordo de 2000, criando um tampão entre o grupo e Israel no sul do Líbano.

Com informações da Reuters

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI