Os preços dos ovos de galinha no Brasil continuam em queda neste mês de Setembro, e isso está acontecendo porque a oferta de ovos continua aumentando, mas, de acordo com os pesquisadores do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea/Usp), essa alta pode ser interrompida em breve, já que insumos como milho e energia elétrica estão subindo, o que impacta diretamente o custo de produção de ovos.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de ovos para consumo no segundo trimestre deste ano alcançou um novo recorde. Foram produzidos 956,7 milhões de dúzias entre abril e junho, um aumento de 7% em relação ao primeiro trimestre de 2024 e 12% superior ao mesmo período do ano anterior.
No segundo trimestre, o preço médio dos ovos brancos tipo extra, a retirar (FOB) em Bastos (SP), ficou em R$ 150,23 por caixa com 30 dúzias, uma redução de 3,8% em comparação com o trimestre anterior. Na parcial do terceiro trimestre deste ano, até 12 de setembro, as quedas nos preços têm sido ainda mais acentuadas. O levantamento do Cepea aponta que o preço médio da caixa com 30 dúzias do ovo branco em Bastos registrou uma queda de 15% em relação ao segundo trimestre.