36.8 C
Teresina
domingo, novembro 24, 2024
Dengue
InícioDestaquesHospitais estaduais do Piauí são classificados em alta conformidade pela Anvisa

Hospitais estaduais do Piauí são classificados em alta conformidade pela Anvisa

Também apresentou classificação em alta conformidade, o serviço de diálise da Clínica Nefrológica do HGV.

O Piauí alcançou em 2024, pela 7ª vez consecutiva, 100% de adesão à Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), reuniu representantes de hospitais públicos e privados com leitos de UTI e serviços de hemodiálise do Piauí para fazer a entrega dos certificados referentes aos resultados alcançados na avaliação.

 

Dentre os hospitais públicos do estado, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) se destacaram por atenderem a 100% dos critérios definidos na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente no ano de 2023.

O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM) e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), de Parnaíba, assim como o serviço de diálise da Clínica Nefrológica do HGV apresentaram alta conformidade, segundo a avaliação da Anvisa.

“É um resultado que nos deixa bastante felizes, pois acreditamos que a partir dessas práticas, a gente consegue levar um serviço de maior qualidade para os nossos usuários”, comemorou a superintendente de atenção primária à saúde e municípios (SUPAT), Leila Santos.

O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, que acontece no próximo dia 17 de setembro, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Na ocasião, a assessora técnica do CONASS, Carla Ulhôa, esteve presente e apresentou o papel do CONASS para o SUS e aos Estados, destacando as principais estratégias da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente – CTQCSP, além de abordar sobre o tema em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente para o ano de 2024 estabelecido pela OMS, “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente”.

“É muito importante o envolvimento da alta gestão para mudar a cultura de segurança nos serviços de saúde, assim como a maior participação dos pacientes e familiares. Os avanços que o estado de Piauí tem alcançado em relação ao país é, de fato, incentivador e motivador e isso se deve em boa parte ao apoio da gestão. O Cuidado se não for seguro, ele não é cuidado”, destacou Ulhôa.

Ainda na reunião, a gerente de controle de estabelecimentos de saúde da Vigilância Sanitária do Estado, Romênia Noleto, apresentou sobre o contexto das ações de prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e a segurança do paciente no Piauí.

Também foram certificados os hospitais estaduais por aderirem à Avaliação Nacional das práticas de Segurança do Paciente – Hospital Regional Chagas Rodrigues, Hospital Regional Deolindo Couto, Hospital Regional Justino Luz, Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, Hospital Regional Tibério Nunes e Maternidade Dona Evangelina Rosa.

“Nosso agradecimento a todos os hospitais com leitos de UTI do Piauí e serviços de diálise que participaram da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.  Isso reforça o compromisso dos nossos serviços em buscar a melhoria da assistência prestada e proporcionar maior qualidade e segurança aos seus usuários”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves.

 

 

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI