A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), através da Diretoria de Atenção à Saúde Mental (Dasm), lançou a programação oficial para a Campanha Setembro Amarelo de 2024. A iniciativa, que ocorre durante todo o ano, sempre considerando as interseccionalidades e outros aspectos fundamentais, visa a um diálogo aberto sobre saúde mental com a população.
Este ano, o tema da campanha é “Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!” e busca conscientizar a população sobre a importância de pedir auxílio em momentos de dificuldade emocional.
A campanha contará com uma série de atividades ao longo do mês, com o objetivo de aproximar a discussão da comunidade. De acordo com Juliane Alencar, diretora de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, a ideia é aproximar as pessoas. “Criamos uma programação que tivesse um pouco mais de aproximação com as pessoas”, disse.
As atividades começam no dia 11 de setembro, com uma palestra sobre “Saúde Mental, Espiritualidade e Bem-Estar”, seguida de conversas acolhedoras direcionadas aos servidores do Centro Administrativo. No dia 13 de setembro, será realizado o primeiro de uma série de três webinários, com o tema “Gerenciamento do Estresse e Ansiedade”. A série continua no dia 20, com uma discussão sobre o “Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental”, e encerra no dia 27, abordando “Apoio Social e Saúde Mental”.
No dia 17 de setembro, será realizado o Circuito Multiprofissional de Saúde, em parceria com o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (CIASPI), que oferecerá atendimento em diversas áreas de saúde para os servidores e colaboradores da Sesapi. Além disso, a campanha contará com o “Minuto Itinerante”, uma série de intervenções em locais estratégicos de Teresina, como a Avenida Marechal Castelo Branco, o Shopping da Cidade e o Terminal Rodoviário de Teresina.
Com essa programação diversificada, a Sesapi espera alcançar um público amplo e promover um ambiente de apoio e acolhimento, reforçando a importância de pedir ajuda quando necessário.
Fonte: Ascom\Sesapi