O candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual, Fábio Novo, visitou neste sábado (31) o Instituto Rizo Movement, localizado no bairro Gurupi, zona Leste da capital. O local oferece terapia, reabilitação e apoio para pessoas com paralisia cerebral e suas famílias. Na ocasião, Novo reforçou seu compromisso com a criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
“Das 32 emendas parlamentares que tenho direito, destinei 16 para causas ligadas às pessoas com deficiência. Se eu tenho 250 mil pessoas com deficiência e não tenho nenhum órgão na prefeitura, como iremos cuidar do nosso povo? Por isso, no meu plano de governo consta a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência”, destacou Fábio Novo.
O Instituto Rizo foi criado em 2015 através das redes sociais, com o intuito de assistir e apoiar famílias de crianças com paralisia cerebral. Hoje, o local possui espaço e atende crianças e adultos diariamente. São oito atendimentos por hora, com uma média de 60 pacientes por dia. A presidente e idealizadora do projeto, Dra. Clara Lima, agradeceu ao apoio de Fábio Novo enquanto deputado estadual e pediu reforço caso seja eleito prefeito de Teresina.
“O Fábio veio aqui ano passado e destinou uma emenda para a nossa reabilitação. Agora, contamos com aparelhos de última geração, os melhores do país, especializados para atender as pessoas com paralisia cerebral. Temos equipamentos que simulam a sensação de caminhar para quem utiliza cadeira de rodas. Queremos seguir com esse apoio, que é vital para a nossa caminhada em dar dignidade a essas famílias”, destacou a presidente.
Na ocasião, estiveram presentes o candidato a vice-prefeito, Dr. Paulo Márcio, e o presidente da Câmara de Teresina e candidato à reeleição, vereador Enzo Samuel. Em seu mandato, Enzo também destinou emenda para possibilitar tratamentos e reabilitação do Instituto Rizo.
“Eu sempre digo que a gente tem que ter o compromisso com a construção de uma cidade cada vez mais humana e cada vez mais inclusiva, para que ela possa ser vivenciada por todos. Nós precisamos de representantes que tenham essa sensibilidade em seu trabalho e não apenas em eventos, para prometer e ganhar o voto. Precisamos de alguém que faça no dia a dia”, disse Enzo Samuel.
Em seu plano de governo, Fábio Novo propõe a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, que vai garantir políticas públicas inclusivas e que atendam às necessidades específicas desta população. Os principais pontos que regem essa pasta são a acessibilidade em ambientes públicos e privados, a inclusão no mercado de trabalho, com o desenvolvimento de programas que facilitem a inserção de pessoas com deficiência, e a assistência, com a oferta de serviços especializados, como reabilitação, educação especial e apoio psicológico.
Fonte: Asccom