A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) deu mais um passo importante na luta contra o assédio e discriminação ao apresentar o Protocolo de Orientação para Prevenção e Tratamento nos Casos de Assédio Moral, Sexual e/ou Discriminação, conhecido como “Protocolo Diga!”. Nesta sexta-feira (30), os servidores da Fundação Piauí Previdência (PiauiPrev) e do Instituto de Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi) tiveram a oportunidade de conhecer as diretrizes do protocolo.
As apresentações foram conduzidas pelo ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, e pelo gerente de Participação Social, Edmundo Ximenes. Nos encontros, os servidores foram orientados sobre a importância de prevenir e tratar casos de assédio e discriminação no ambiente de trabalho, seguindo as diretrizes do protocolo.
No evento da PiauiPrev, os participantes reforçaram a parceria entre a Ouvidoria-Geral e a instituição na disseminação de práticas saudáveis e seguras no serviço público. Já no encontro do Interpi, que ocorreu no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o diretor do Instituto, Rodrigo Cavalcante, destacou a relevância da colaboração com a OGE/PI para o fortalecimento da cultura de respeito e inclusão no estado.
“A implementação do protocolo é um marco na nossa luta por um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso para todos os servidores. Acreditamos que a conscientização e a informação são as principais ferramentas para combatermos o assédio moral, sexual e qualquer forma de discriminação. Nosso objetivo é levar essas orientações a todos os órgãos do Estado, fortalecendo a cultura de respeito e dignidade no serviço público”, ressaltou Raimundo Dutra.
O “Protocolo Diga!” se destaca como uma ferramenta essencial na construção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os servidores públicos. A Ouvidoria-Geral do Piauí continua empenhada em levar essas orientações a todos os órgãos e entidades do Estado.