O teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, em Pernambuco, desabou no início da tarde desta sexta-feira, 30. O acidente aconteceu durante uma distribuição de cestas básicas. De acordo com a prefeitura, duas pessoas morreram. O governo do Estado afirmou que 17 pessoas ficaram feridas.
Ao Terra, o Centro de Operações do Recife (COP) informou que equipes da Defesa Civil, Autarquia de Trânsito e Transporte (Polícia de Trânsito – CTTU) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e estão no local.
Em entrevista coletiva, a vice-governadora do Pernambuco, Priscila Krause, disse que cerca de 17 pessoas foram atendidas pelas equipes de resgate: “A partir da retirada desses corpos, estamos fazendo mais uma varredura com os cães do Corpo de Bombeiros para ver se tem mais alguma vítima. […] Assim que houve o desabamento, vários populares ajudaram e retiraram várias pessoas, então ainda não temos o quantitativo de quantas foram as pessoas que estavam aqui na igreja.”
De acordo com ela, vão prestar assistência para as vítimas e depois vão cuidar do Santuário. Nas redes sociais, a governadora do estado, Raquel Lyra, lamentou o ocorrido.
“Acabo de saber sobre o desabamento de parte do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, espaço de fé tão importante pra nossa gente. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos”, declarou, em nota.
Nas redes sociais, testemunhas registraram o momento em que as vítimas, que estavam nos escombros da estrutura, são retiradas com ajuda de moradores. Em outro momento, mostram as pessoas em pânico com a dimensão da tragédia.
URGENTE: teto do Santuário do Morro da Conceição desaba em Casa Amarela. Há pessoas feridas no local. pic.twitter.com/6Vf7GXlXgS
— Wagner Oliveira (@wagner__oliver) August 30, 2024
🚨URGENTE
Muitas pessoas feridas, algumas embaixo dos escombros após desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. No vídeo, pessoas feridas são amparadas por populares. pic.twitter.com/YdaZcJQb9Y
— Renato Barros (@renatorbarros) August 30, 2024