Um lavrador de Piripiri, de 56 anos, que estava internado no Instituto Natan Portella em Teresina com suspeita de raiva humana, morreu nesta terça-feira (27). Ele estava internado desde o dia 6 de agosto. A investigação sobre o possível caso de raiva humana continua.
De acordo com informações preliminares, o lavrador foi mordido por um sagui na zona rural de Piripiri, a 180 km de Teresina, no dia 15 de julho.
A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o lavrador procurou atendimento somente despois de apresentar sintomas como vômito, aumento da saliva e episódios de desmaio. No dia 12 de agosto ele foi transferido do Hospital Regional Chagas Rodrigues para o Natan Portella, em Teresina.
A Sesapi informou que órgão está investigando se o caso se trata de raiva humana. As amostras do paciente foram colhidas e enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) que encaminhou o material ao Instituto Pasteur, em São Paulo, laboratório de referência para exames de raiva, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Cuidados
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) emitiu comunicado para que a população evite criar animais que possam transmitir a raiva humana, principalmente os silvestres.
Em caso de contato de agressão por animal, a Sesapi pede que a população procure as autoridades de saúde.
Da Redação