30.8 C
Teresina
segunda-feira, novembro 25, 2024
Dengue
InícioCulturaCantor mais ouvido do país já compôs 550 músicas, mas só fez...

Cantor mais ouvido do país já compôs 550 músicas, mas só fez dois shows

É difícil usar o TikTok por alguns minutos sem se deparar com a música mais ouvida do país, “Só Fé”, do Grelo.

 

“Hoje eu levantei da cama, tomei meu café, dei beijo nas crianças, eu coisei com a muié.” Trecho de “Só Fé”

O hit assumiu o 1º lugar do Top 50 do Spotify na última semana e já tem quase 2 milhões de reproduções. A voz por trás da seresta chiclete é iniciante em cima dos palcos, mas já tem uma longa carreira como compositor.

Quem é Grelo?

Natural de Anápolis (GO), Gabriel Furtado, 26, é o primeiro da família a seguir carreira musical. Ele começou na igreja evangélica quando criança. “Foi lá que desenvolvi toda essa capacidade musical de cantar, de tocar instrumento, de percepção auditiva, tudo”, conta em entrevista exclusiva para Splash.

O músico começou a compor na adolescência, “de brincadeira”. Até que um dia um amigo comentou a possibilidade de vender as composições. “Não sabia que a gente conseguiria comercializar a ponto de conseguir viver daquilo.”

Ele assina “De Ângelo”, como compositor. Ele tem em seu nome 553 músicas no Ecad. Muitas são sucessos consagrados em nomes de grandes intérpretes:

“A Culpa É Nossa” – Maiara e Maraisa

“Alô, Ambev” – Zé Neto & Cristiano

“Erro Gostoso” – Simone Mendes

“Esqueça-me se For Capaz” – Maiara e Maraisa e Marília Mendonça

“Narcisista” – Maiara e Maraisa

“Perrengue” – Gusttavo Lima

O trabalho como compositor já é seu sustento há quase sete anos. “Antes de ser compositor, eu falava: ‘cara, quem faz essas músicas são os artistas que cantam, né?'”, confessa para Splash.

De De Ângelo a Grelo

A mudança não foi planejada. Tudo começou depois de uma “resenha” com Henrique e Juliano em abril deste ano, quando foram pescar no Rio Araguaia.

Na viagem, ele cantou músicas como “Vida Loka”, dos Racionais, e “Dias de Luta”, do Charlie Brown, em ritmo de seresta. As versões viralizaram e a dupla propôs que Grelo seguisse carreira. “Naquele dia eu não tinha nenhuma pretensão disso virar algo profissional. Eu já sou um compositor muito bem realizado.”

“Eles [Henrique e Juliano] sentaram comigo e conversaram: ‘Você precisa dar uma atenção diferente para isso […] o pessoal está gostando, tem que mostrar que foi você que fez.” Grelo

O músico elogia a dupla sertaneja, que empresaria o arista. “Não entraram só como empresários na parte de colocar dinheiro. Eles estão me dando conselhos de como me preparar para isso, me dando dicas de como me portar… Está sendo muito massa. Eles estão presentes na vida de Grelo, são pessoas que considero amigos.”

Por que Grelo?

A escolha pelo nome artístico, que em muitas regiões do país é uma forma de se referir à genitália feminina, veio dos apelidos da infância. “Sempre tive muitos amigos que me chamavam de grilo, de grelo, de magrelo, de infinitos apelidos que remetem a pessoas magras.”

Após a pescaria, Grelo sentou com os empresários e pensou em como “o Grelo” seria. Durante toda a conversa com Splash, ele se referiu ao Grelo assim, na terceira pessoa.

“Criamos um corpo para Grelo. Fizemos as composições já voltadas para Grelo, já pensadas na história de Grelo, no que Grelo queria mostrar, no que Grelo queria se basear como pessoa. Como que seria a minha cara no povo, como chegar com a minha característica, minha identidade.” Grelo

Primeiro álbum, “É O Grelo”, tem versões em seresta de Racionais, NX Zero, Cássia Eller. As músicas não foram escolhidas para “hitar”, segundo o artista.É coisa que escuto desde criança, fez parte da minha vida. É meio como se a pessoa entrasse no meu carro e fosse viajar vários quilômetros comigo. Ela ia escutar tudo aquilo […] Sou um cara meio fragmentado musicalmente. Todo mundo fala, ‘bicho do céu, de onde esse cara tirou isso?’ Tirei da minha vivência.”

Músicas cantadas por Grelo tem um tom menos rebuscado, com verbos como “coisar” e palavras como “modess”. Ele explica que a ideia é passar a simplicidade e quem ele é “de verdade”: uma pessoa que mora no interior, convive até hoje com os amigos de infância e valoriza a família.

“Todo mundo já ouviu falar alguma vez ou outra sobre ‘coisar’, porque o ‘coisar’ pode abranger qualquer coisa.” Grelo

A ideia é cantar sobre o cotidiano e obter a identificação do público. “Cantar a vivência, de passar raiva num serviço, chegar em casa, brigar com a mulher. O outro largou da mulher, a mulher não quer voltar… E aí quero falar isso, o que o pessoal passa no dia a dia mesmo, para jogar a realidade, sem fantasiar muito.”

Grelo Imagem: Marcel Bianchi

Hit sem subir no palco

Todo esse sucesso chegou sem que Grelo tivesse subido no palco. Ele terminou de montar a banda em 9 de agosto, e tinha os dois primeiros shows marcados. Ao falar para Splash, ainda não tinha feito nenhum show.

Sua primeira apresentação foi em Imperatriz (MA), na sexta (16), para uma multidão. “Preparamos um show muito incrível, para cima, animado, resenha, vai ser muito massa, vai ser leve. E a gente está muito ansioso, porque uma coisa é você ter um projeto que viraliza na internet, onde as pessoas te escutam de casa. Outra coisa é a pessoa precisa sair para me ver. A gente fica nessa apreensão: ‘caraca, como que vai ser?'”

A muié

No seu principal sucesso, Grelo cita a importância de sua “muié”. Gabriel é casado com Bruna Freitas. Os dois estão juntos há seis anos e meio. Ele se derrete ao falar da esposa. “É uma pessoa que me estruturou muito no começo, que está comigo desde o começo da composição. Ela pegou a transição, de onde saí do meu último emprego para virar compositor, e me apoiou muito quando eu queria desistir.”

“Ela foi uma pessoa que fez total diferença na minha vida, por isso que exalto ela, faço questão de falar sempre, não tenho vergonha. […] Minha parceira pra caramba.”

Ele diz estar em “processo de fabricação” das crianças. “Neste ano vai vir um grelinho ou grelinha.”

Grelo e a mulher, Bruna Freitas Imagem: Reprodução/Instagram/@eogrelo

O Grelo não é piada

Mesmo falando em terceira pessoa, quando questionado sobre a “persona Grelo”, o músico explica que Grelo é ele. “Grelo sou eu, né? Grelo é a minha verdade. Não forço nada. É uma pessoa que tem dias ruins, dias bons, que um dia está engraçado, outro está chateado com coisa da vida, o Grelo sou eu mesmo.”

“Queria que o povo entendesse que, apesar de ser um projeto engraçado, com músicas chicletes, eu falo de coisa séria. Grelo não é uma piada. Grelo veio falar a realidade da vida de uma forma leve, só isso.” Grelo

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI