O candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, participou, na tarde desta sexta-feira (16), do debate promovido pela TV Cidade Verde, onde apresentou propostas do seu plano de governo para a capital, que completa hoje 172 anos. Novo garantiu, por exemplo, que vai implantar a tarifa zero no transporte público e reorganizar a saúde da cidade.
“Eu vou fazer a tarifa zero, mas, primeiro, vamos colocar os ônibus para rodar. Depois, a gente implanta o ônibus elétrico até chegar ao objetivo final, que é a implantação do tarifa zero”, afirmou, citando algumas capitais que já possuem tarifa zero.
Na saúde, Fábio Novo prometeu solucionar problemas que impedem a população de ter o básivo. “Vamos organizar as nossas unidades básicas e inovar com a telessaúde, que está dando certo no interior do estado. Eu quero que a saúde chegue para as pessoas que mais precisam”, declarou, ressaltando que Teresina, em sua gestão, vai aderir ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal.
O candidato abordou, ainda, o tema educação, e reafirmou seu compromisso com a primeira infância. “Vamos estimular os nossos professores com mais capacitação. Na minha gestão, o professor será bem tratado. Precisamos investir na primeira infância e, para isso, precisamos aumentar o número de vagas em nossas creches”, afirmou.
Fábio Novo falou, também, de propostas para o meio-ambiente, como a criação de mais um viveiro de árvores na capital.
“Vamos criar a coordenação do clima e, com isso, plantar mais árvores. Temos três viveiros ba capital e precisamos criar mais um, ficando cada zona da cidade contemplada com um. Até o final da gestão vamos plantar um milhão de árvores para melhorar a nossa temperatura, que só aumenta”, garantiu.
Novo criticou o tratamento que a atual gestão tem dado ao empreendedor. “Na atual gestão, leva até dois anos para sair um alvará de construção. É por isso que eu vou criar o Destrava Teresina. Esse programa vai ajudar as pessoas a empreenderem e a gerarem renda”, finalizou.