Nos dias 14 e 15 de agosto de 2024, Teresina foi palco do 1º Workshop Estadual de Combate a Fraudes Digitais, evento que destacou a importância da cooperação entre as forças de segurança pública e o setor privado na luta contra os crimes virtuais. O evento abordou, entre outros pontos, as mais recentes inovações em inteligência artificial (IA) e outras tecnologias aplicadas no enfrentamento aos crimes eletrônicos.
Os secretários estaduais de Segurança Pública, Chico Lucas, e de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Macedo, participaram de um painel no qual destacaram as ações tecnológicas utilizadas no Piauí, estado que tem se tornado referência nacional neste segmento.
Entre os exemplos mencionados durante o workshop estão a metodologia adotada e aprimorada para recuperação de celulares furtados e roubados, além de melhorias na utilização de dados e agilização de processos.
Chico Lucas pontuou que, conforme o tempo passa, os crimes estão ficando cada vez mais sofisticados e tecnológicos e, por isso, a administração pública também precisa se modernizar. “Estamos repensando como trabalhar algo que já existia de forma analógica. É só trazer o serviço público para o mundo digital e trazer todas as ferramentas à disposição para melhorar os processos conduzidos por pessoas. No final, parece algo distante, mas não é”, avaliou.
André Macedo frisou a importância do investimento em infraestrutura tecnológica para apoiar as iniciativas do estado. “O papel da nossa secretaria (SIA) é apoiar e fomentar o desenvolvimento desses projetos e pensar sempre no passo seguinte. Então, o passo seguinte agora é, em parceria também com a Secretaria de Segurança Pública, estruturar a parte de infraestrutura de hardware para dar apoio às demandas de IA do estado”, adiantou o secretário.
Piauí tecnológico
O secretário de Segurança compartilhou o compromisso do governo atual em transformar o Piauí em um estado mais tecnológico, alinhado com as necessidades do mundo digital. “O que a gente quer aqui é melhorar o atendimento ao cidadão. Uma das coisas que nós estamos agora lançando é a plataforma de atendimento por várias redes sociais, de maneira rápida e eficiente. Assim, vamos dar vazão às demandas que chegarem,” disse Lucas, enfatizando o compromisso com a eficiência e a modernização dos serviços públicos.
André Macedo acrescentou que as parcerias interinstitucionais são de extrema relevância. “A gente já tem uma parceria estabelecida com a Secretaria de Segurança Pública, através de projetos com a Universidade Federal. Temos três produtos principais já sendo trabalhados: um em cima de visão computacional e visualização de dados, um segundo relacionado ao processamento de linguagem natural e um terceiro relacionado à internet das coisas,” exemplificou.
“O Piauí tem investido nessa inovação, dando ferramentas para que as autoridades policiais combatam as fraudes bancárias, que têm sido comuns na vida do brasileiro,” afirmou Chico Lucas, destacando a escolha do Piauí para sediar o evento organizado pela Febraban como um reconhecimento dos esforços do estado em inovação tecnológica.
Evento
Com a participação de empresas, especialistas em cibersegurança e autoridades de 12 estados, o 1º Workshop Estadual de Combate a Fraudes Digitais não apenas fortaleceu a cooperação entre os diversos setores, mas também posicionou o Piauí como um líder em tecnologia e segurança digital no Nordeste.
O evento, organizado em parceria pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Superintendência de Operações Integradas (SOI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, foi uma oportunidade para discutir estratégias eficazes de combate a crimes digitais.