O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, visitou, nessa quinta-feira (8), a Fazenda Progresso, uma das unidades do grupo de mesmo nome, localizada no município de Sebastião Leal. A visita fez parte de uma agenda voltada para o fortalecimento do diálogo entre o Governo do Estado e os representantes dos principais polos de desenvolvimento do agronegócio no Piauí.
Durante a visita, o secretário enfatizou a importância do Grupo Progresso para o crescimento econômico da região. “Visitar a Fazenda Progresso é testemunhar de perto o potencial e a relevância do agronegócio para o desenvolvimento do estado do Piauí. O grupo empresarial tem sido um exemplo de compromisso com o desenvolvimento sustentável, contribuindo significativamente para o progresso econômico e social do nosso estado, movimentando também a economia regional”, afirmou Emílio Júnior.
O Grupo Progresso, que chegou ao Piauí em 2001 e já atuava no agronegócio em Minas Gerais, tem realizado investimentos significativos e introduzido inovações no setor agrícola, firmando raízes no cerrado piauiense e gerando desenvolvimento com responsabilidade. A empresa atua no cultivo de soja e milho, produção e beneficiamento de algodão, além de reflorestamento com eucalipto e pecuária.
Atualmente, o Grupo Progresso conta com seis unidades produtivas: a Fazenda Ouro Branco, em Paracatu, Minas Gerais; e cinco fazendas no Piauí: Fazenda Rainha da Serra, Fazenda Imperial, Fazenda Península, Fazenda Tropical e Fazenda Progresso. Essas unidades são fundamentais para o fortalecimento do agronegócio na região, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável.
Ao final da visita, o secretário destacou a importância de manter o diálogo e a cooperação entre o governo e os empreendimentos privados do setor. “A visita foi proveitosa. Pudemos discutir estratégias para fortalecer ainda mais esse polo de desenvolvimento, que é vital para a economia do Piauí. O Governo do Estado está comprometido em apoiar iniciativas que impulsionem o agronegócio e tragam mais prosperidade para o nosso estado”, concluiu Graça Ramos, superintendente da Receita Estadual.
Com informações da CCom