O Governo do Piauí publicou nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial o decreto que declara de utilidade pública o prédio do Cine Rex, que abrigou por mais de 60 anos o primeiro cinema de Teresina, localizado na Praça Pedro II, no Centro de Teresina. O decreto, que foi assinado pelo governador Rafael Fonteles, prevê o início de um processo de desapropriação do prédio, que é particular.
De acordo com o decreto, o objetivo da desapropriação é para a instalação de uma Escola de Cinema e de um Cinema de Rua. Também prevê a preservação e revitalização do equipamento, enquanto patrimônio cultural piauiense.
Com o decreto, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) fica autorizada a dar início ao processo de desapropriação, que pode ser por via negociada ou judicial. O decreto também designa à Secretaria de Educação a responsabilidade de gerenciar o processo. A Seduc deverá dar suporte junto com a Secretaria de Administração (Sead).
Atualmente, o prédio do Cine Rex está abandonado, com a presença de moradores de rua que utilizam o local. O prédio data dos anos 30, e abrigou um cinema até os anos 2000. Nos anos 90, ele foi tombado pela então Fundação de Cultura do Piauí (Fundac).
Da Redação