O Piauí se tornou o primeiro estado brasileiro a celebrar um acordo de cooperação técnica com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK Brasil), que tem sedes no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. O Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado nesta terça-feira (30), no Palácio de Karnak, para fomentar as relações econômicas entre o Piauí e o país alemão.
O acordo, com duração inicial de dois anos, define que as partes trabalharão em conjunto visando o desenvolvimento econômico e social do Piauí, a partir da atração de investimentos, parcerias e trocas de conhecimentos com a Alemanha. “A relação do Brasil com a Alemanha é, há muitos anos, forte e próspera, especialmente na parte comercial, industrial e com investimentos estratégicos. Então, é mais um passo que damos para atrair mais investimentos e tecnologias ao Piauí, além de promover a capacitação dos nossos jovens”, afirmou o governador Rafael Fonteles.
No eixo econômico, a ideia com o acordo é promover a entrada de empresas alemãs no Piauí, com foco em energias renováveis, agroindústria, mineração e tecnologia. Desta forma, seria impulsionado o desenvolvimento e a internacionalização das relações de comércio do Piauí, a geração de empregos locais e a consequente qualificação profissional para os novos mercados.
No eixo educacional e tecnológico, o memorando possibilita a criação conjunta de programas de educação técnica e tecnológica; viabiliza parcerias entre as entidades estaduais e as universidades e instituições de pesquisa alemãs; além de promover programas conjuntos de pesquisa e desenvolvimento.
O acordo prevê, ainda, a abertura econômica do Piauí, a partir da realização de missões comerciais e eventos de networking, implementando programas de incentivo ao empreendedorismo com base em modelos alemães.
O diretor-executivo da AHK Brasil — Rio de Janeiro, Hanno Erwes, detalhou os objetivos com o acordo. “Queremos focar nas áreas de infraestrutura, educação, energias renováveis e mineração. Nosso objetivo é tentar industrializar o estado do Piauí utilizando as expertises disponíveis na Alemanha. Além disso, queremos promover um relacionamento bilateral duradouro”, explicou o diretor.
Por fim, o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, frisou que a parceria quer estreitar as relações entre o estado e a Alemanha. “É um acordo de cooperação que busca gerar oportunidades de investimentos, no Piauí, a empresários alemães, gerando emprego e renda ao nosso povo. Além disso, visa possibilitar a entrada de empresas piauienses à Alemanha. Então, estamos muito felizes com essa parceria”, finalizou o presidente.
Instituto Motriz
O governador Rafael Fonteles também esteve reunido, nesta terça-feira (30, com representantes do Instituto Motriz, organização que tem como missão fortalecer governos locais para que entreguem serviços de qualidade.
O Instituto Motriz desenvolve diversas soluções voltadas para a melhoria da educação pública e o desenvolvimento de lideranças públicas, contribuindo para a construção e a implementação de políticas e serviços públicos mais efetivos, inclusivos e diversos.