24.8 C
Teresina
segunda-feira, novembro 25, 2024
Dengue
InícioDestaquesCasal multicampeão acende pira olímpica na abertura das Olimpíadas de Paris

Casal multicampeão acende pira olímpica na abertura das Olimpíadas de Paris

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 foi um passeio mágico pelo coração de Paris, mas que esbarrou em uma certa frieza potencializada pela chuva e pela dispersão das atrações ao longo dos 6 km de trajeto. Ainda assim, teve toques de emoção, mistério, tensão e medo, como nos melhores contos de fada. E teve seu ápice quando os tricampeões olímpicos franceses Marie-José Perec, do atletismo, e Teddy Riner, do judô, acenderam juntos a pira olímpica, que subiu aos céus como base de um grande balão, iluminando a Cidade Luz.

 

Da Ponte de Austerlitz até o Trocadero, aos pés da Torre Eiffel, 85 barcos navegaram pelo Rio Sena nesta quinta-feira (26), levando delegações, autoridades e celebridades a céu aberto, fora do confinamento dos estádios, onde tradicionalmente a abertura acontece. Nos ancoradouros da Cidade Luz, mais de 300 mil pessoas ignoraram a chuva que insistiu em cair e assistiram ao show de embarcações e de cantores pop, aplaudindo os verdadeiros artistas do espetáculo: os atletas que carregaram as cores e bandeiras dos 205 países representados nos Jogos.

Houve apreensão por causa de rumores sobre ameaças de bomba, o que levou à evacuação de alguns setores às margens do Sena, ao fechamento do espaço aéreo de Paris e a um reforço de segurança para o barco que levou a delegação de Israel. O mistério, por sua vez, foi encarnado pela figura de um mascarado que levou a tocha pela cidade, e que na verdade representou várias figuras da cultura francesa, como o Fantasma da Ópera e Arsène Lupin, personagem de uma série de livros de detetive.

Mas nada, nem o medo, nem o enigma, superou a emoção de ouvir “L’Hymne à l’amour” (Hino ao Amor, em tradução livre) na voz de Céline Dion no final, com a pira olímpica iluminando o céu. Do alto da Torre Eiffel, a cantora canadense fez sua primeira apresentação desde que interrompeu sua agenda de turnês e se afastou dos palcos após ser diagnosticada com uma síndrome rara em dezembro de 2022.

Zidane carrega a tocha olímpica – Foto: Rede social

Conheça a dupla que acendeu a pira olímpica
Teddy Riner e Marie-José Perec fizeram história nesta sexta-feira, 26. A dupla colocou fim no mistério e acendeu a pira olímpica no ato de encerramento da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Riner, de 35 anos, nasceu em Guadalupe, um território ultramarino francês no Caribe, e se mudou ainda criança para Paris. Na cidade-luz, iniciou a vida de exercícios em clube poliesportivo. O francês é um dos grandes nomes da história do judô, com três ouros e dois bronzes olímpicos.

Marie-José Perec, de 56 anos, também nasceu em Guadalupe. Em seu currículo, ela tem três medalhas olímpicas. Seus ouros foram conquistados nos 200 metros (Atlanta-1996) e 400 metros (Atlanta-1996 e Barcelona-1992). Também tem dois títulos mundiais nos 400m.

Com informações da Reuters

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI