O secretário Washington Bandeira está acompanhando os estudantes e professores que participaram do Seduckathon, o maior evento de tecnologia do Piauí, na retirada do visto Norte-Americano, em Recife, Pernambuco.
Os 29 estudantes e os seis professores foram divididos em dois grupos. O primeiro embarcou para a capital pernambucana na terça-feira (16) e o segundo grupo nesta quarta-feira (17), acompanhado do gestor.
“A Seduc está dando todo o suporte nesta etapa de preparação dos estudantes e professores para o intercâmbio. Os passaportes já foram retirados e, para os jovens que vão para os EUA, estamos embarcando para Recife para que eles participem da entrevista no Consulado dos Estados Unidos. A etapa é crucial para a emissão do documento e possibilitará o intercâmbio educacional no país”, explicou o secretário.
Os premiados no Seduckathon ganharam um intercâmbio educacional, que começa em setembro, e vão para Massachusetts, Estados Unidos, e Seul, na Coreia do Sul. Até lá, os estudantes e professores continuam com a preparação para a viagem que terá duração de 30 dias.
Toda a logística e custos para a retirada dos passaportes foram assumidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e, além da retirada, os jovens e professores estão participando de um curso intensivo em inglês, totalmente promovido pela Seduc.
E para facilitar ainda mais a comunicação durante a estadia, a Seduc também começou aulas intensivas de português para os professores da Worcester Technical High School. Os gestores da Escola Técnica, que irão recepcionar a comitiva nos Estados Unidos, estão recebendo aulas de Língua Portuguesa uma vez por semana para garantir que todos se sintam acolhidos.
O Seduckathon é uma competição histórica e grandiosa realizada pela Secretaria do Estado da Educação que, em sua primeira edição, premiou os Estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, além dos seus respectivos professores orientadores, com um intercâmbio educacional de 30 dias, onde irão vivenciar atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.
Os estudantes enfrentaram o desafio de apresentar projetos que reúnem soluções práticas e que aprimoram a rotina escolar. O evento ocorreu de 24 a 26 de abril, no Centro de Convenções de Teresina (CCT).