30.8 C
Teresina
sábado, novembro 2, 2024
Dengue
InícioDestaquesNo Senado, CCJ adia votação sobre autonomia do Banco Central

No Senado, CCJ adia votação sobre autonomia do Banco Central

Proposta será debatida depois do recesso parlamentar, em agosto

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado adiou nesta quarta-feira (17) a votação da proposta que transforma o Banco Central em uma empresa pública. A proposta será debatida após o recesso parlamentar, em agosto.

 

O Banco Central é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda. A proposta, além de retirar a vinculação do banco a qualquer ministério, concede autonomia de gestão administrativa, contábil, orçamentária, financeira, operacional e patrimonial. A aprovação do orçamento anual de custeio e de investimentos do BC caberá à comissão temática pertinente do Senado Federal.

A análise da proposta ocorre em meio a críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à atuação do presidente do BC, Roberto Campos Neto. O relator da proposta, Plínio Valério (PSDB-AM), afirmou que a “essência” do texto é transformar o Banco Central em uma empresa pública. No entanto, como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), é contra a medida, não houve consenso.

Jaques afirmou que o texto proposto pelo governo busca um consenso, mas “evidentemente” ainda não está completo. “Não vou abrir mão da minha obsessão em buscar o máximo de consenso possível. Peço mais uma vez que adiemos a votação para o início de agosto,” disse o senador.

A avaliação é de que o tema deveria ser analisado com mais tempo e não às vésperas do recesso dos congressistas, que começa nesta quinta-feira (18), com sessão semipresencial.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI