Desde o dia 15 de junho, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, trazida diretamente do santuário em Portugal, tem percorrido Teresina em uma série de atividades religiosas. A peregrinação faz parte da 1ª Jornada Mariana no Nordeste (JMN), com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, reforçando a prontidão e a disposição de Maria em servir a Deus e cumprir a Sua Santa vontade.
Neste sábado (29), dentre outras programações no itinerário da Jornada Mariana no Nordeste, o diretor espiritual da JMN e arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidirá Santa Missa no adro da Igreja São Benedito. Após a celebração, os fiéis sairão em uma grande procissão luminosa até a Catedral de Nossa Senhora das Dores. Todos são convidados a levarem suas velas. Em seguida, acontecerá uma Vigília Eucarística com os Movimentos de Adoração da Arquidiocese de Teresina.
No domingo (30), a programação segue durante todo o dia na Igreja Catedral e às 17h o arcebispo metropolitano Dom Juarez Marques preside a Santa Missa do Adeus.
A nova visita da Virgem de Fátima oferece uma oportunidade de reavivar nos fiéis o espírito missionário e suscitar grande devoção à Mãe de Deus. O padre Igor Torres, responsável pela JMN na Arquidiocese, destaca que a peregrinação tem sido muito gratificante, pois a cada localidade visitada a presença da imagem é recebida como uma visita especial, despertando profundo carinho e emoção entre os fiéis.
“É notável a emoção que transparece nos rostos das pessoas. Muitas choram quando a imagem chega e permanecem emocionadas durante a sua estadia. Para muitos é como ver alguém vindo do céu. Embora a imagem seja uma representação, ela tem um significado, pois fala aos fiéis em uma realidade que transcende, oferecendo consolo frente às dificuldades e sofrimentos do mundo”, pontuou o sacerdote.
Durante a programação, a imagem já esteve em diversas unidades pastorais dedicadas à Nossa Senhora de Fátima, além de encontros com seminaristas, acolhidos pela Ação Social Arquidiocesana, escolas católicas da cidade e as Novas Comunidades. Em cada comunidade de fé em que a imagem de Nossa Senhora de Fátima está peregrinando é possível observar a devoção fervorosa dos fiéis para com a Mãe Maria.
Vânia Maria foi agraciada com a visita da imagem em sua residência. Com uma história de devoção recente, desde quando começou a frequentar as celebrações e participar dos grupos de oração da sua comunidade, ela relata um episódio surpreendente em sua vida: a descoberta de uma gestação tardia. “Tenho duas filhas, uma com 20 anos e outra com 12. Depois desse longo intervalo, fomos agraciados com a notícia da chegada de um novo bebê”.
A comerciária enfatiza que a gestação ocorre em um momento delicado, devido à sua idade e alguns problemas de saúde. “Todas as minhas gestações foram de risco, mas esta tem sido especialmente preocupante. Pouco depois dos primeiros exames, soube que havia sido uma das escolhidas para receber Nossa Senhora em minha casa, e foi muito gratificante”, disse, emocionada. Com a visita, Vânia e sua família seguem fortalecendo sua fé em Deus e na Santa Igreja Católica.
Em tratamento de saúde, Núbia Rêgo esteve presente na Igreja de São José Operário, na Vila Operária. A autônoma conta que foi motivada pelo desejo de alcançar a graça da cura através da intercessão da Virgem de Fátima. “Eu vim de longe para receber a imagem de nossa Mãezinha, para que ela possa me conceder a cura para esta doença que tem me afligido ”, concluiu.
Confira a programação da peregrinação
29 de junho:
06h – 08h – Igreja Primaz de Nossa Senhora do Amparo (Praça da Bandeira – Centro de Teresina);
08:30h – 09h – Cortejo em Carro aberto da Igreja do Amparo ao Hospital Getúlio Vargas;
09h – 14h – Visita aos Enfermos, Santa Missa na Capela Nossa Senhora das Graças, Hospital HGV;
14h – 14:30h – Cortejo em Carro Aberto entre Hospital Getúlio Vargas a Igreja de São Benedito;
14:30 – 17h – Tarde de Veneração pública da Imagem Peregrina;
17h – Santa Missa Igreja de São Benedito;
18:30h – 19:30h – Procissão Luminosa saindo da Igreja de São Benedito, passando pela Rua Sete de Setembro / Rua Olavo Bilac / Rua Barroso / Praça Saraiva, chegada Catedral de Nossa Senhora das Dores;
19:30h – 23h – Vigília Eucarística com os Movimentos de Adoração da Arquidiocese de Teresina;
30 de junho:
7h – 11:30h – Santa Missa e manhã de veneração pública da Imagem Peregrina;
12h – 16:30h – Santa Missa, presidida pelo Diretor Espiritual da JMN, Dom Jacinto Brito, e tarde de Veneração Pública;
17h – Santa Missa do Adeus, presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques;
01 de julho:
05h – 18h – Deslocamento a Cidade de Monte Alegre do Piauí (Diocese de Bom Jesus do Gurguéia).