O governador Rafael Fonteles marcou presença no tradicional festejo de São João Batista, na cidade de São João do Piauí, no sul do estado, e participou da 7ª missa do novenário do padroeiro da cidade, na Igreja Matriz. Para muitos, a festividade é considerada a maior da região e uma das maiores do Piauí. A realização é da prefeitura local, com patrocínio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Turismo (Setur).
A abertura oficial do evento ocorreu no último dia 15 de junho e segue até este domingo (23). A programação contempla os sanjoanenses com diversas atrações e shows na Praça Honório Santos, a maior praça do Nordeste, durante nove dias de festa. Muito mais do que diversão e lazer, a festividade traz em seu bojo a tradição e a fé, importante manifestação cultural de um povo, com a realização de missas que atraem grande multidão ao Patamar da Igreja Matriz.
“Isso aqui representa muito a cultura do estado e a cultura de São João do Piauí, e você tem a oportunidade de participar da Santa Missa, para agradecer a Deus pelo dom da vida, agradecer pelas conquistas do estado do Piauí e, ao mesmo tempo, participar um pouquinho dessa festa cultural tão importante do Nordeste, tão importante para o Piauí e mais ainda para a cidade de São João do Piauí”, enfatiza o governador.
O chefe do Executivo Estadual ressaltou ainda os benefícios que o evento traz na área do turismo. “Aqui é um momento cultural muito bom para apreciar a gastronomia, a música, confraternizar com as pessoas, então é um belo evento que gera turismo também e gera desenvolvimento econômico aqui para São João do Piauí”, acrescenta.
Ednei Amorim, prefeito da cidade, falou da importância do festejo e também ressaltou o desenvolvimento que o evento gera para o local.
“Aqui já está consolidado o maior São João do estado do Piauí. É um evento cultural, de fé e que movimenta bastante a economia tanto da cidade de São João como da região. Então, isso é muito importante para que essa cidade se desenvolva ainda mais e continue se desenvolvendo muito mais”, destaca.
Da Redação