Com a remessa de 10 toneladas de cera de carnaúba, nesta quarta-feira (19), para o porto de Kobe, no Japão, o volume das exportações da ZPE Piauí em 2024 totalizam 183 toneladas, destinadas aos Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Japão.
“Essa é a oitava exportação deste ano e a quarta do mês de junho, registrando uma movimentação financeira superior a R$ 6 milhões, numa clara demonstração da força deste segmento industrial no Piauí”, ressaltou Álvaro Nolleto, presidente da ZPE Piauí.
A expectativa do Assessor Técnico Bruno Rafael, responsável pelas operações de embaraço e desembaraço aduaneiro na alfândega da ZPE Piauí, é que ocorram pelo menos mais duas remessas de produtos industrializados para o exterior ainda neste mês de junho, oriundos da Indústria Agrocera, do empresário Marcelo Sombra.
Álvaro Nolleto informou que algumas das quatro empresas que tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho das ZPEs brasileiras (CZPE) deverão iniciar suas obras de instalações já neste segundo semestre. As novas indústrias deverão incluir na pauta das exportações da ZPE piauiense tratores agrícolas, produtos de beleza e produtos alimentícios com alto padrão de beneficiamento como mel de abelha e castanha de caju. “Juntas, essas novas industrias investirão aproximadamente R$ 160 milhões e poderão gerar em torno de 250 empregos diretos”, explicou.