O presidente da Rússia, Vladimir Putin, desembarcou na madrugada desta quarta-feira (19) em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, na primeira viagem ao país em 24 anos — a última visita havia sido em 2000. Putin foi recebido no aeroporto pelo ditador Kim Jong-un, com quem vai negociar armas e tecnologia de guerra.
Enquanto a ditadura norte-coreana se interessa pela tecnologia espacial e mísseis russos, o Kremlin quer armas e munições para empregar na invasão à Ucrânia, num conflito que já se aproxima de 3 anos de duração.
Desde 2019, este é o quarto encontro entre Putin e Kim Jong-un, que estão isolados do mundo e mantêm relação estreita.
Conforme a agência de notícias russa Tass, mesmo de madrugada no país asiático, o ditador norte-coreano foi pessoalmente ao aeroporto da capital para receber Putin e a delegação de ministros.
Entre os homens fortes de Putin, estão o ministro da Defesa, Andrei Belousov, o ministro de Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e os comandantes da agência espacial russa.
A última visita de Putin à Coreia do Norte ocorreu em 2000, quando ele ainda iniciava a sua carreira presidencial. Na ocasião, foi recebido por Kim Jong-il, pai do atual ditador Kim Jong-un, que morreu em 2011.
Além das relações comerciais, as duas nações deverão assinar um acordo de cooperação mais amplo na área de segurança.