A secretária Estadual das Mulheres Zenaide Lustosa, participou, nesta terça-feira (11), da abertura do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres, em Brasília. O evento reúne mais de 400 secretárias e tem como objetivo dialogar e fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres.
Promovido pelo Ministério das Mulheres, o encontro conta com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; a vice-presidente do Banco do Brasil, Ana Cristina; a ministra substituta do Turismo, Ana Carla Lopes; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; a deputada federal do Mato Grosso, Gisela Simona; a senadora do Distrito Federal, Leila Barros; e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
“Iremos dialogar sobre as políticas, orçamento, enfrentamento à violência, autonomia econômica. O momento é oportuno para fortalecer as políticas para mulheres”, explica a secretária Zenaide Lustosa. Para ela, o fórum representa uma oportunidade significativa para avançar nas estratégias de empoderamento e proteção das mulheres em todo o país.
Na ocasião, foi assinado um Protocolo de Intenção pelo Ministério das Mulheres e o Ministério do Meio Ambiente, comprometendo-se com a inclusão das mulheres no Plano Nacional sobre Mudança Climática. O protocolo é um instrumento formal utilizado por entes públicos para estabelecer um vínculo cooperativo ou de parceria, com interesses e condições recíprocas ou equivalentes, de modo a realizar um propósito comum.
O público-alvo do fórum são gestoras de políticas para as mulheres de governos estaduais, distrital e municipais. Durante o evento, foram discutidos temas como: o intercâmbio de experiências, a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, o orçamento e as estratégias de integração e articulação das políticas para mulheres.
Lustosa destacou ainda, a importância do diálogo sobre políticas, orçamento, enfrentamento à violência e autonomia econômica para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres.