Durante sua participação no Painel Regime de Colaboração do VI Simpósio Nacional de Educação (Sined), realizado no auditório do Teatro Sesc Cajuína, nesta terça-feira (5), o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou os investimentos do Piauí na Alfabetização de Crianças na Idade Certa. Bandeira destacou o estabelecimento do regime de colaboração com os municípios como uma estratégia para alcançar as primeiras colocações nos índices educacionais.
“No ano passado, criamos uma unidade específica para executar as políticas do regime de colaboração e aumentamos o escopo e os investimentos em alfabetização na idade certa”, destacou Washington Bandeira.
No evento, que reuniu autoridades para discutir a qualidade do ensino público, Bandeira também enfatizou os resultados obtidos pela educação piauiense. “Nossas metas principais continuam as mesmas desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles, que incluem a universalização do ensino em tempo integral. Além disso, estamos focando em modernizar a infraestrutura das escolas, investindo em ensino profissional nas áreas mais modernas, como tecnologia da informação, empreendedorismo, agrotécnica, energias renováveis e transição energética. Nosso objetivo é levar o Piauí ao topo dos índices educacionais”, ressaltou.
O painel Regime de Colaboração contou com a participação do secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e presidente do Consed, Vitor de Ângelo, e da secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc-CE, Jucineide Fernandes. A experiência cearense, com enfoque na aprendizagem na idade certa até a conclusão do ensino fundamental, foi destacada por Jucineide Fernandes.
Já o secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Ângelo, compartilhou a experiência capixaba na elaboração do regime de colaboração, ressaltando a importância da articulação entre estado e municípios para fortalecer a aprendizagem.
O sexto Simpósio Nacional de Educação, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), tem como objetivo debater a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O evento, que segue até quinta-feira (6), busca estabelecer uma agenda comum alinhando as diretrizes do plano de educação e o desenvolvimento sustentável.