A 28ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, que acontece na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (2), tem um público estimado em mais de 73 mil pessoas.
As informações são Monitor do Debate Político no Meio Digital da Universidade de São Paulo, que acompanhou a manifestação.
Para as 14:30 horas, a estimativa de público era de 73,6 mil pessoas (± 8,8 mil).
O horário em questão foi escolhido por ser o momento de maior concentração de público e também acontecer anterior ao deslocamento da manifestação.
O método utilizado para a estimativa tem precisão de 72,9%. Foram analisadas fotos aéreas tiradas entre 11:20 e 14:30.
Pablo Ortellado, coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP, comparou o público da Parada com o da Marcha para Jesus.
“Nossa contagem de público mais uma vez mostrou que nos acostumamos com números superestimados. Medição após medição vemos que multidões impressionantes se traduzem em números de algumas dezenas de milhares e não centenas de milhares ou milhões. 76 mil pessoas é um número muito elevado e não me parece que a Parada tenha sido um fracasso. Chamo a atenção também para o fato de que na quinta-feira com o mesmo método medimos 29 mil pessoas na Marcha para Jesus —que também não foi pequena.”
Da Redação