Teresina • sexta-feira, 26 de junho de 2026
Destaques

Parceria entre Governo do Piauí e Universidade de Lisboa certifica nova turma de servidores em pós-graduação internacional

Iniciativa fortalece a qualificação dos servidores estaduais com formação voltada à inovação, governança e desenvolvimento sustentável.

Por admin 26 de junho de 2026 3 min de leitura
Foto: Ascom Seplan

Servidores estaduais celebraram, nesta sexta-feira (26), a conclusão dos cursos de pós-graduação Digital Transformation & Data Governance e Governação e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Estratégias. A cerimônia de encerramento marcou mais uma etapa da parceria entre a Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan) e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), iniciativa voltada à qualificação dos quadros da administração pública estadual.

Durante a solenidade, os concluintes receberam seus certificados em um momento que simboliza o fortalecimento da gestão pública por meio da formação continuada e da cooperação internacional.

O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, destacou que investir na capacitação dos servidores é uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento do estado. “Essa iniciativa reflete uma visão do governador Rafael Fonteles de investir em servidores como estratégia para transformar o setor público. Ao promover uma formação de nível internacional para os nossos servidores, o governador reafirma o compromisso com um Estado mais inovador, mais eficiente e preparado para enfrentar os desafios do desenvolvimento do Piauí”, afirmou.

Foto: Ascom Seplan

Oradora da turma e servidora da Secretaria do Turismo (Setur), Rochele Martins ressaltou a importância dos conhecimentos adquiridos para a construção de políticas públicas mais eficientes. “Fizemos uma especialização em governança e desenvolvimento sustentável e, quando a gente fala de governança, não há nada mais importante em governança do que o Estado para fazer política pública, para construir política”, destacou.

Também concluinte da pós-graduação, Márcio Sampaio, servidor da Seplan, enfatizou o caráter multidisciplinar da formação. “Os conteúdos trabalhados durante a pós-graduação ampliaram muito a nossa visão sobre os desafios da gestão pública. Tivemos disciplinas voltadas para governança, desenvolvimento, economia, comunicação e gestão de dados, sempre com uma abordagem prática. Isso nos dá mais ferramentas para analisar indicadores, planejar políticas públicas e contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente”, afirmou.

Foto: Ascom Seplan

Além da entrega dos certificados, a cerimônia reforçou a cooperação internacional entre o Governo do Estado e a Universidade de Lisboa, consolidando uma parceria voltada ao aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos e ao fortalecimento da gestão pública. “Hoje foram graduados mais de 30 estudantes, das mais diversas secretarias, alicerçando cada vez mais a qualificação e o elevado nível de formação desses servidores que estão colaborando junto ao Estado”, destacou o presidente do ISCSP-ULisboa, Ricardo Ramos Pinto.

Foto: Ascom Seplan

A formatura marca a conclusão da terceira pós-graduação promovida pela parceria entre o Governo do Estado e o ISCSP-ULisboa. A cooperação fortalece a qualificação dos servidores estaduais e consolida uma administração pública baseada em inovação, transformação digital, governança e desenvolvimento sustentável.

Below Media