29.8 C
Teresina
terça-feira, maio 27, 2025
Dengue
InícioDestaquesCurso de Música do CCE leva a musicalização para bebês

Curso de Música do CCE leva a musicalização para bebês

Um projeto de Extensão do Curso de Música, vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE) da UFPI, vem transformando vidas. O projeto é destinado à musicalização de crianças, com foco na idade inicial de zero a três anos. E a demanda já levou à formação de duas turmas, a primeira com bebês de seis a 12 meses, e a segunda com crianças de 12 a 24 meses. Cada turma conta com 10 vagas.

 

O projeto faz parte da Capacitação de Professores, qualificando docentes que estão no mercado mas sem uma formação adequada, conforme explica a professora Camila Ropke, uma das responsáveis pela ação. É, também, uma forma de possibilita a sensibilização musical, tão importante na formação das crianças.

O projeto é oferecido à comunidade e acontece toda segunda-feira, no espaço do Curso de Música do CCE. Nessas atividades, verifica-se uma dinâmica voltada para o desenvolvimento musical, incluindo uma série de ações de estímulo, usando o canto e a música em movimento – isto é, ações acompanhadas de som, incluindo a dança.

– A gente está o tempo todo em movimento – diz a professora Camila, observando que nessas atividades verifica-se a utilização de brinquedos e diversos instrumentos musicais.
Uma faceta importante do projeto é que, pela idade, essas crianças precisam estar acompanhadas de um responsável, em geral mãe, pai ou avô. “Isso permite um reforço, um fortalecimento na relação com o pai, mãe ou avó que está ali acompanhando o bebê”, acentua a professora. Os adultos também se integram às atividades, o que enrique a prática.

A diretora do CCE, professora Eliana Alencar, vibra com o trabalho.

“É de encher os olhos. É tocante ver o envolvimento das crianças e também dos adultos que estão com elas. Com certeza, é um tipo de atividade que sensibiliza para a música e para a vida”, diz ela. Eliana destaca a qualidade do suporte técnico. Lembra, por exemplo, que a professora Camila Ropke tem especialização em Educação Musical (na Escola de Belas Artes do Paraná), mestrado em Música pela UFRGS e doutorado em Educação pela UFPI.

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI