O governador Rafael Fonteles fez a entrega nesta quinta-feira (22) de novas viaturas e equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), fruto de um investimento superior a R$ 10 milhões.
Em seu discurso, o governador ressaltou a importância do investimento na estrutura do Corpo de Bombeiros e os investimentos futuros.
“Hoje são mais de R$ 10 milhões em investimentos, principalmente nesses grandes caminhões modernos de combate a incêndio que vão qualificar a atuação desses homens e mulheres tão importantes para a sociedade piauiense. Já fizemos a maior nomeação da história do Corpo de Bombeiros e, em breve, uma nova turma vai entrar no curso de formação. Mesma coisa na Polícia Militar, na Polícia Penal e Civil. Também estamos investindo em inteligência, tecnologia e integração das forças de segurança, o que tem feito o Piauí avançar na redução dos índices de violência. E vamos continuar garantindo a paz social e salvando vidas”, disse Rafael.
Viaturas
Entre as entregas, estão seis novas viaturas, sendo quatro caminhões auto bomba tanque, voltados ao combate a incêndios, e duas ambulâncias para atendimento pré-hospitalar, todas adquiridas com recursos do Tesouro Estadual, por meio do Fundo de Aparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros (Funap). A frota também foi complementada com uma viatura modelo L200 Triton, doada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que o investimento reforça a interiorização dos serviços da corporação e melhora a cobertura em todo o estado.
“Estamos reforçando o compromisso com as forças de segurança, com equipamentos de última geração, importados justamente para facilitar o combate aos incêndios e a interiorização que estamos promovendo. Esse processo contínuo de investimento inclui a Polícia Civil, a Polícia Militar e também o Corpo de Bombeiros, presente tanto no período das chuvas, com o combate a afogamentos e inundações, quanto na seca, com o trabalho de coordenação dos brigadistas e combate aos incêndios florestais e urbanos”, afirmou o gestor.

Equipamentos
Além dos veículos, a corporação também recebeu um lote de equipamentos especializados, como 100 uniformes em neoprene, ideais para operações aquáticas, e mais de 400 máscaras de proteção de modelos fullface, de mergulho e snorkel, todas também adquiridas com recursos estaduais.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Arimatéia Rêgo, destacou que os investimentos fortalecem o planejamento estratégico da corporação, que atualmente conta com cerca de 540 militares distribuídos nas unidades operacionais.
Da Redação