A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) iniciou o credenciamento de pipeiros para prestação de serviço na Operação Carro-Pipa. A ação visa garantir o abastecimento de água potável em municípios afetados pela seca no estado.
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (8) e detalha as exigências para participação, incluindo apresentação de documentação completa e aprovação em vistoria técnica dos veículos.
Inicialmente, o credenciamento será prioritário para os 129 municípios listados no Decreto Estadual Nº 23.756/2025, mas o número pode variar conforme a situação climática. A lista poderá ser ajustada com base na sazonalidade da seca, permitindo a inclusão ou exclusão de cidades.
A diretora de Resposta da Defesa Civil, Indira Bezerra, destaca que a operação já começou com uma capacitação sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). “Capacitamos gestores de cerca de 100 municípios para que possam solicitar recursos federais e o reconhecimento do estado de emergência”, afirmou.
Além do credenciamento dos pipeiros, o Governo do Estado anunciou um pacote de ações emergenciais contra a estiagem, com investimentos de R$ 30 milhões. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual, do governo federal e da concessionária Águas do Piauí. Está prevista ainda a instalação de 7 mil cisternas em 45 municípios.
A Operação Carro-Pipa tem como objetivo levar água potável para populações que enfrentam escassez tanto para o consumo diário quanto para a produção de subsistência.
Como se credenciar
O credenciamento deve ser feito por meio dos formulários eletrônicos abaixo:
Pessoa Jurídica: Clique para preencher o formulário de inscrição
Pessoa Física: Clique para preencher o formulário de inscrição
Além do preenchimento do requerimento, é necessário apresentar a documentação exigida no edital e submeter os veículos à vistoria técnica.
Da Redação