A Polícia Civil deflagrou a operação “Porteira Fechada” nesta quarta-feira (7) nas cidades de Altos, Campo Maior e Piripiri para combater os maus costumes ao soltar animais nas vias e proteger vidas.
De acordo om a Polícia Civil, a operação é coordenada pela Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e contou com o apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Comando de Trânsito da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal em um modelo de atuação conjunta e eficiente no enfrentamento a fatores de risco no trânsito.
Até o momento, seis pessoas foram conduzidas para procedimento de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e dezenas de animais recolhidos.
O diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, destacou a importância da ação:
“A presença de animais nas vias é um dos fatores que mais agrava os acidentes de trânsito, principalmente em áreas rurais. Com a Operação Porteira Fechada, mostramos que a integração das forças de segurança é fundamental para salvar vidas e responsabilizar aqueles que negligenciam o dever de guarda dos seus animais”, disse.
O delegado de Polícia Civil e titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, William Moraes, também ressaltou a relevância da operação.
“A soltura de animais representa não só risco à vida humana, mas também configura crime ambiental. O trabalho integrado nos permite agir de forma firme, tanto na esfera criminal quanto na proteção dos próprios animais”, completou.
Da Redação