31.8 C
Teresina
terça-feira, maio 6, 2025
Dengue
InícioDestaquesAposentados atingidos por fraude serão ressarcidos na conta do benefício, diz presidente...

Aposentados atingidos por fraude serão ressarcidos na conta do benefício, diz presidente do INSS

Segundo Waller Júnior, os valores serão devolvidos na mesma conta em que o beneficiário recebe a aposentadoria; ainda não há data prevista

Gilberto Waller Júnior, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), afirmou que o ressarcimento dos valores de aposentados e beneficiários lesados no esquema de fraude, responsável por um desvio de R$ 6,3 bilhões, ocorrerá via benefício e de maneira automática. 

 

“Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, declarou em entrevista à rádio CBN nesta terça-feira, 6.

Ainda segundo Waller Júnior, o que ainda está em discussão é se o ressarcimento será da instituição ou do poder público. No entanto, o que já está certo é que os valores serão restituídos pela mesma conta onde é depositado o valor do benefício regularmente.

“Da mesma conta que ele recebe, o seu benefício previdenciário vai ser depositado. Por isso, eu peço, é para todos, não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade”, explicou. 

Ainda não há data para que a devolução ocorra, mas segundo o presidente do INSS, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu agilidade no processo. Embora o plano para o ressarcimento de beneficiários ainda não esteja pronto, está em fase final, conforme Waller Júnior havia adiantado nesta segunda, 5, e deverá ser entregue até a próxima semana. 

O relatório da Polícia Federal mostrou que o esquema teria como alvo pessoas especialmente vulneráveis, como moradores de zonas rurais, pessoas com deficiência, doentes com impossibilidade de locomoção e analfabetos.

Entidades sindicais e associações que prestam serviços a aposentados cadastravam indevidamente beneficiários do INSS, usando assinaturas falsas, e aplicavam descontos em seus benefícios diretamente da folha de pagamentos. O esquema começou durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e se aprofundou no atual governo.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI