O governador Rafael Fonteles ministrou palestra, nesta sexta-feira (2), no Centro de Eventos Sucesso, em Teresina, durante a segunda edição do Papo de Governança. Na ocasião, o gestor abordou temas relacionados à gestão pública, economia e transformação digital. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Planejamento (Seplan) e de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA).
“Estamos investindo fortemente em governo digital, mas também fomentando ambientes de inovação no setor privado. É papel do Estado estimular os setores econômicos, sendo que a economia digital é um dos mais estratégicos para o desenvolvimento, especialmente numa era movida por conhecimento, tecnologia e inovação”, afirmou o governador.
O secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), André Macedo, afirmou que o governo quer que o cidadão tenha acesso aos serviços digitais.
“Há uma transformação social e digital. O governo está preocupado em ser mais digital e mais inclusivo. Por isso nós inauguramos o Espaço Cidadania Digital, onde temos todos os serviços e como o cidadão pode acessar todos os serviços. Lá também temos o serviço de economia digital para que o cidadão saiba acessar todos os serviços digitais”, explica.
O evento debateu a ampliação dos serviços digitais por meio das plataformas Gov.pi Cidadão e Gov.pi Empresas, a modernização da infraestrutura tecnológica e o uso da inteligência artificial nas políticas públicas. O Piauí tem se destacado nacionalmente nesse cenário, ocupando a terceira colocação no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais.
Orlando Dias