O conclave para eleger um novo papa que vai substituir o papa Francisco, que morreu na última segunda-feira após um quadro de AVC e insuficiência cardíaca, vai iniciar em 7 de maio. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28) pelo Vaticano.
A data foi decidida durante a quinta Congregação Geral, uma reunião a portas fechadas entre os cardeais – a primeira desde o funeral do papa Francisco no sábado. A informação, no entanto, já havia sido adiantada horas antes por uma fonte interna à agência Reuters de notícias.
Capela Sistina
O Vaticano fechou a Capela Sistina para os preparativos. Os visitantes que conseguiram entrar até ontem se consideraram sortudos, já que não há como saber quanto tempo o conclave durará e, por consequência, o período em que o local ficará sem visitação.
Conclaves
Os dois conclaves anteriores, realizados em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. Cerca de 135 cardeais, todos com menos de 80 anos e vindos do mundo todo, estão aptos a participar do conclave e decidir quem será o próximo líder da Igreja, que conta com 1,4 bilhão de membros.
Da Redação