A Agência de Fomento e Desenvolvimento (Badespi) liberou, nessa quarta-feira (23), na cidade de São José do Divino, mais de R$ 260 mil em recursos destinados a fortalecer a bacia leiteira da região Norte do Piauí. Ao todo, 18 produtores de leite da cidade e dos municípios de Joaquim Pires, Luís Correia, Piracuruca e Caraúbas do Piauí foram beneficiados.
A iniciativa faz parte da estratégia da Agência de apoiar o desenvolvimento econômico regional, incentivando a produção local e gerando mais renda para as famílias que vivem da bovinocultura de leite. Os recursos serão aplicados em aquisição de matrizes, melhorias nas instalações, compra de equipamentos e no fortalecimento da capacidade produtiva dos empreendimentos.
O presidente da Badespi, Marcelo Jannotti, destacou a importância desse investimento para o setor.
“O fortalecimento da bacia leiteira é fundamental para o crescimento sustentável do nosso interior. Esses recursos ajudam a profissionalizar a produção, agregando valor ao leite e derivados e promovendo a melhoria da qualidade de vida dos produtores e de suas famílias”, afirmou Jannotti.
Para Marcos Emanoel, coordenador Rural da Badespi, o apoio chega em um momento estratégico para o setor. “Com esses financiamentos, os produtores terão condições de investir em genética, manejo e estrutura, aumentando a produtividade e a competitividade da nossa bacia leiteira”, avaliou.
Diretamente beneficiada, a produtora Naiara Brito, de Luís Correia, comemorou a conquista: “Esse apoio vai fazer toda a diferença para o nosso trabalho. Vou poder melhorar o curral e investir em equipamentos. Agora, a produção vai crescer e com mais qualidade”, relatou.
De Caraúbas do Piauí, o produtor Francisco Kelvin também expressou entusiasmo com o investimento.
“Ter acesso a esse recurso melhora bastante nosso trabalho. Vamos investir para ter uma produção com maior qualidade. É um passo importante para que a gente consiga produzir mais e melhor, garantindo mais renda para nossas famílias”, disse.