O senador Ciro Nogueira (PP-PI) tem afirmado a aliados e a colegas parlamentares que pretende ser candidato ao cargo de vice-presidente da República na chapa da direita em 2026.
O parlamentar, que também é presidente nacional do PP, tem se posicionado como oposição ao terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ciro Nogueira afirmou se fosse apenas decisão dele, o partido não integraria a Esplanada dos Ministérios. Atualmente, André Fufuca (PP) ocupa o Ministério do Esporte.
Para se cacifar para 2026, Ciro Nogueira articula a formação de uma federação entre PP e o União Brasil. Se confirmada, a junção dos dois partidos para atuar em bloco formaria a maior bancada da Câmara dos Deputados com 109 parlamentares.
A maior bancada em 2025 segue sendo o PL , seguido pela federação PT-PV-PCdoB.
Caso seja confirmada a federação, Arthur Lira (PP-AL) deve ser o primeiro presidente do bloco. O Progressistas já aprovou as negociações para a fusão e aguarda a resposta do União Brasil.
Críticas a asilo de ex-primeira-dama do Peru
O senador Ciro Nogueira fez uma postagem nas redes sociais ironizando a asilo político concedido pelo presidente Lula a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia.
“O governo decide anistiar com direito a avião presidencial uma condenada por corrupção no Peru e, ao mesmo tempo, se mobiliza contra a anistia aos populares do 8 de janeiro! Moral da história: imoral”, ironiza.
O senador afirmou que o avião da FAB importou uma condenada.
“Como se já não estivéssemos no fundo do poço, vemos o avião PRESIDENCIAL ser usado para carregar e importar (!) uma condenada por corrupção. Agora é o AeroHumala”, frisa.
Orlando Dias