O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou na sexta-feira (11) na cidade de Timin, no Maranhão, do lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo. O município ainda recebeu um veículo do MobSUAS.
“A prefeitura, junto com o Governo Federal e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), vai trabalhar, além do Crediamigo e Agroamigo, agora com o Acredita. Com isso, vamos abrir as condições de emprego para milhares de pessoas que precisam de oportunidade, pelo emprego ou através de um negócio, para a superação da pobreza”, frisou Wellington Dias.
Luiz Abel, diretor de negócios do BNB, ratificou a parceria da instituição com o Programa Acredita no Primeiro Passo.
“Podemos avançar muito mais. O empreendedorismo vem ocupando espaços e nosso intuito é transformar a vida das pessoas e não deixar ninguém para trás”, revelou.
Programa já liberou R$ 726 milhões
Até fevereiro deste ano, o Acredita no Primeiro Passo já havia injetado R$ 726,41 milhões em pequenos negócios pelo Brasil, em um total de mais de 87 mil operações bancárias. A iniciativa conta com um Fundo Garantidor criado pelo Governo Federal, que reduz os riscos dos empréstimos para as instituições financeiras, o que faz com que as taxas de juros cobradas sejam menores.
Empreendedora do ramo alimentício, Tamires Pereira, que recebeu um microcrédito do BNB pelo Programa Acredita no Primeiro Passo, contou que investirá em tecnologia para ampliar seu faturamento.
“Vou adquirir pequenos maquinários, um deles é uma máquina que corta papéis, para ajudar na produção dos topos dos bolos. O outro é um sistema de gerenciamento de pedidos que vai nos ajudar na demanda que temos, porque como passamos muito tempo na produção, os nossos clientes precisam ser atendidos em tempo hábil”, projetou a comerciante de Timon.
MobSUAS
Pelo Programa de Mobilidade de Assistência Social (MobSUAS), o município maranhense recebeu uma van, que oferecerá as condições necessárias de mobilidade, acessibilidade e transporte das pessoas atendidas pela rede socioassistencial da cidade.
“O veículo vai ajudar no fortalecimento de vínculos. Nós temos a Casa do Idoso e os CRAS e o veículo vai reforçar a locomoção, para que as pessoas possam ser atendidas em todos os ambientes necessários”, comemorou o prefeito de Timon, Rafael Brito.
O MobSUAS permite aprimorar o atendimento realizado à população em vulnerabilidade, de acesso precário ou inexistente a serviços públicos, com fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e qualquer outra situação de vulnerabilidade ou risco social.
“Hoje, estamos dando passos largos para a área social, estruturando melhor o SUAS e também a área social integrada com a econômica. E, com o MobSUAS, uma alternativa para que o SUAS garanta a condição de alcançar as pessoas de áreas mais distantes ou realizar cadastro. São múltiplos usos”, ressaltou o ministro Wellington Dias.
Com informações da Ascom