Os atores locais que compõem o elenco da Paixão de Cristo em Floriano falam da experiência de contar e levar a história de Jesus para milhares de pessoas ano após ano.
Odivânia Rodrigues interpreta Verônica e faz parte da encenação há 25 anos. Ela destaca que ser atriz no espetáculo é mais do que atuar, é viver uma tradição.
“A Paixão de Cristo movimenta a cidade, envolve famílias, emociona quem assiste. E saber que sou uma das vozes dessa arte local, que leva a cultura do Piauí para tanta gente, me enche de alegria. A gente mostra que a arte daqui é viva, potente e merece ser vista”, destaca.
Por sua vez, o ator Wellington Pereira, que interpreta Judas e está no espetáculo há 10 anos, detalha a preparação para viver este momento, ano após ano, na Semana Santa.
“Fazer parte da Paixão de Cristo de Floriano é como realizar um sonho todos os anos. A gente ensaia por meses, enfrenta o cansaço, mas tudo vale a pena quando sobe no palco e vê a plateia emocionada. É um espetáculo que mostra o potencial do nosso povo e eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa força criativa que é a arte feita por gente da terra”, pontua.
E é essa emoção de estar no palco que Harleandra Greyeek, atriz que interpreta Salomé e está no espetáculo há 4 anos, tenta descrever.
“Participar da Paixão de Cristo é uma emoção difícil de explicar. A cada ano, a gente vive tudo de novo, mas sempre com mais intensidade. É um orgulho muito grande representar minha cidade, minha cultura, mostrar que aqui no Piauí tem artista de verdade, com talento, garra e amor pelo que faz. O público sente essa entrega, e isso é o mais gratificante”.
Sobre o espetáculo
A Paixão de Cristo em Floriano completa 30 anos neste 2025 e acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, com cerca de 400 atores em cena no Teatro Cidade Cenográfica. No elenco principal, estão confirmados atores de renome nacional como Humberto Martins (Pilatos), Vanessa Gerbelli (Herodiades), Claudia Ohana (Madalena), Isabela Garcia (Maria) e Duda Nagle (Jesus).
O espetáculo inicia às 20h e tem duração de 2 horas, sendo apresentado completo nos dois dias, com entrada gratuita. A Paixão de Cristo de Floriano 2025 conta com o apoio da Lei Rouanet, Governo Federal, Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Ferronorte, Via Bebidas, Eldorado Bebidas e Rede Clube.
Da Redação