Nesta quarta-feira (9), a partir das 10 horas, será realizada sessão especial em homenagem aos 40 anos da sede do Poder Legislativo, o Palácio Petrônio Portela. A comemoração faz parte dos 190 anos do Poder Legislativo do Piauí e a sessão foi requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB).
A sede do Poder Legislativo era instalada no Palácio Anísio de Abreu, na praça Marechal Deodoro, centro de Teresina. “No dia 22 de fevereiro de 1985, o então presidente Waldemar Macêdo inaugurou este prédio, que, desde então, é denominado de Casa do Povo, que defende a população piauiense, que é referência sempre nas discussões, das ideias, dos diálogos em prol do Piauí”, afirmou Severo Eulálio.
A Assembleia funcionou até 1852 em Oeiras, quando transferida para o Palácio Anísio de Abreu. Em 1984 o Palácio Petrônio Portela foi inaugurado. “Aqui é a Casa do Povo, aqui é a Casa onde a democracia vive. A democracia pulsa e todos aqui estão aptos a abrir suas portas para abraçar o povo piauiense”, finalizou o presidente.
Exposição vai resgatar história do prédio da Casa do Povo
Para as comemorações dos 40 anos do Palácio Petrônio Portella e dos 190 anos da Alepi, a Casa está organizando uma exposição, tendo como curador o arquiteto Paulo Vasconcelos. “É uma exposição muito importante, uma vez que esse prédio é um marco histórico na paisagem de Teresina. É um verdadeiro patrimônio. São 40 anos de instalação da Assembleia aqui no prédio”, disse Vasconcelos.
O Palácio Petrônio Portella foi construído em 240 dias, numa obra em área superior a 10 mil m² e que contou com 1200 trabalhadores. O presidente da Alepi na época da inauguração era Waldemar Macêdo, que hoje nomeia o Plenário da Casa, reformado em 2024. “Construíram uma Assembleia moderna para época, e que inclusive hoje ainda é muito moderna, aqui na beira do rio, bem arborizada, um prédio bem aberto, ventilado, com espaço para todos os deputados, servidores e para as pessoas que a procuram”, explicou Lourival Santos, chefe do arquivo da Alepi.