A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, em parceria com o Hospital do Parque Piauí, realizará na próxima terça-feira (8) uma oficina voltada ao fortalecimento do tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontecerá no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, das 08h às 16h, e é destinado a profissionais da Atenção Primária em Saúde.
A iniciativa integra a campanha do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, e terá como tema central “Desmascarando a indústria do tabaco”, com foco na conscientização sobre os perigos dos produtos derivados da nicotina, especialmente entre os jovens. A data chama atenção para a influência da indústria do tabaco e os riscos do consumo, que mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, sendo 1,3 milhão dessas vítimas do tabagismo passivo.
A oficina é voltada a profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família e equipes multiprofissionais (E-multi), como psicólogos, enfermeiros, médicos, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos e terapeutas ocupacionais.
De acordo com Luciana Sena, coordenadora de atenção à saúde do adulto e idoso da Sesapi, o objetivo é capacitar os profissionais para fortalecer as ações de prevenção e tratamento do tabagismo nos territórios, em consonância com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.
“O programa tem como meta reduzir a prevalência de fumantes no país e, com isso, diminuir a morbimortalidade associada ao uso de produtos derivados do tabaco. A oficina é uma importante estratégia para qualificar a rede de atenção básica, que tem papel fundamental no acolhimento e no acompanhamento de quem deseja parar de fumar”, destacou Luciana Sena.